Monday, January 28, 2008

OSVALDO FERNANDES E CLAUDE FRANÇOIS MATEUS VÃO CRIAR TEMA MUSICAL DEDICADO AO PRÉMIO DE REVELAÇÃO ARTÍSTICA D. BENTA DE AGUIAR

A organização do PRADBA expressou já publicamente o seu grande contentamento, nesta fase, em relação à 1ª Edição do Prémio de Revelação Artística D. Benta de Aguiar (PRADBA 2007), justificando basicamente esse contentamento por três razões: (1) as várias dezenas de trabalhos admitidos a concurso, (2) a diversidade geográfica da sua proveniência e (3) a representatividade em todas as modalidades colocadas a concurso. É de facto assinalável a representatividade de todo o país neste Prémio, bem como a de alguns países estrangeiros, com destaque para a vizinha Espanha onde o PRADBA foi também amplamente divulgado. Pensam os organizadores estarem reunidas todas as condições para o êxito desta primeira edição do PRADBA. Após a verificação das condições de admissibilidade dos trabalhos apresentados a concurso, acto que teve lugar no passado dia 19 de Janeiro de 2007 e ao qual presidiu o Comissário do Prémio, José Alberto Vasco, o Júri reuniu pela primeira vez ontem, domingo, 27 de Janeiro de 2007, dando início ao seu trabalho de avaliação.
Pesasse embora a atrás referida representatividade das modalidades artísticas postas a concurso, houve porém uma modalidade em falta: a música. E essa foi a outra grande novidade que aquela organização agora transmitiu. No sentido de colmatar tal “falha”, o Bazar das Monjas decidiu fazer o convite a dois jovens compositores de Cós, o Osvaldo Fernandes e o Claude François Mateus para produzirem um tema musical original inspirado no PRADBA, o qual será formalmente apresentado ao público durante a cerimónia de entrega dos prémios, no dia 7 de Junho de 2008. Fica assim completo o leque das artes em presença, desta vez com um contributo que só será premiável com o aplauso do público. Espera-se que venha a ser grande, a ponto de justificar vários encores. O PRADBA continua a fazer história!


No comments: