Monday, September 29, 2008

MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA COMEMORA DIA MUNDIAL DA MÚSICA COM OS DIAS DO SOM


Museu da Ciência da Universidade de Coimbra - Dias do Som
Para assinalar o Dia Mundial da Música, o dia 1 de Outubro, e porque a ciência também se faz com sons, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra destaca algumas iniciativas:
1 de Outubro (17h00 às 18h00)
MOZART E MATEMÁTICA- Palestra com Carlota Simões e as violinistas Sara Petronilho (aluna da Escola Secundária José Falcão) e Marina Ferreira (aluna da Licenciatura em Matemática da FCTUC). As primeiras composições de Mozart datam de 1761, quando ele tinha apenas cinco anos de idade. Ao longo da sua curta vida, Mozart compôs cerca de seiscentas obras, entre elas várias óperas, concertos e sinfonias. Quanto tempo levaria um copista a copiar à vista toda a obra de Mozart? Que simetrias podemos encontrar numa sonata? Ou num dueto? Que números mágicos se escondem em símbolos e se revelam em sons ao longo da sua ópera maçónica, A Flauta Mágica? Nesta sessão vamos analisar algumas destas questões, associando números e padrões matemáticos à obra de Mozart. Entrada gratuita.
4 de Outubro (15h00 às 16h30)
SÁBADOS NO MUSEU
Orquestra ecológica
Queres fazer uma orquestra com materiais recicláveis? Junta os teus amigos e venham todos ao barulho! A partir dos 5 anos: 3 euros.
5 de Outubro (11h00 às 12h00)
CIÊNCIA EM FAMÍLIA
Descobre o som
As suas crianças interessam-se por ciência? Venha partilhar diferentes modos de explorar alguns temas científicos com a sua família, num programa dirigido a adultos e crianças. A sessão será orientada por Carlota Simões e Constança Providência.
Interessa. E muito! É de ir!

No comments: