Tuesday, October 28, 2008

EXCHANGE - 2º FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇA DE ALCOBAÇA COMEÇA JÁ NO PRÓXIMO SÁBADO

Exchange - 2º Festival Internacional de Dança de Alcobaça
entre 1 e 15 de Novembro
Segundo a organização do evento que agora regressa a Alcobaça, a sua organização sublinha que "Todos os artistas presentes neste Festival e referimo-nos concretamente a bailarinos, coreógrafos e músicos, bem como às Companhias nele representadas são motivos de orgulho para os promotores e para a cidade de Alcobaça. Creio que concordará comigo em 2 aspectos. O 1º é que neste Festival se mantém fiel aos seus princípios - EXCHANGE, continua a ser para nós, neste 2º Festival de Dança de Alcobaça, o que este termo implicitamente significa – troca. Troca de experiência. Entre artistas. Com públicos vários. Com os mais novos também (…).
É um “luxo”, não em meios financeiros (o que é pena) mas no que proporciona ao público. O 2º é que não se realiza plenamente sem a sua parceria para que chegue ao grande público."
No Espectáculo de Abertura, Bailarinos Principais da Companhia Nacional de Bailado, Ana Lacerda e Fernando Duarte interpretam o pas de deux do 2º Acto do bailado O Lago dos Cisnes enquanto que noutro momento do mesmo programa Lento para Quarteto de Cordas, o último dueto do Vasco Wellenkamp, Director Artístico da CNB e o principal coreógrafo português de justificada reputação internacional, é dançado também por Peggy Konik, bailarina principal e Rui Alexandre solista da mesma Companhia.
Ainda do nosso País, Daniel Cardoso - Director do Quórum Ballet e Theresa Alves da Silva da mesma Companhia trazem-nos Encounters, um dueto inédito em Portugal. Este bailado foi estreado no célebre Teatro Mariinsky em Saint Petersburg em Julho deste ano
Rita Pollacchi e Petar Djorcevski, solistas da Companhia Nacional da Eslovénia, num brilhante pas de deus clássico D.Quixote, Marina Antonova e Guy Alboury da Staatsoper de Dresden num bailado e música inesquecíveis para qualquer audiência – Noite de Walpurgias (C. Gounod).
Chipre e México, respectivamente através de Arianna Economou da Echo Arts e de duas coreografias de Jaime Camarena.
O programa inicia-se com Romeu e Julieta pela CeDeCe (coreografia de Graham Smith) e termina também com Romeo and Juliet pela Companhia Nacional da Croácia, já aplaudida em Tango, no EXCHANGE’07 no mesmo Teatro e este verão no Claustro do Rachadouro. A coreografia é de Stasa Zurovac e interpretada por Cristina Lukanec e Andrei Köteles, Bailarinos Principais dessa Companhia.
E, o Festival continua. Domingo, dia 2 e 2ª feira, dia 3 com Cinderela…em bicos dos pés, um espectáculo para os mais novos e toda a família de autoria do bailarino Fernando Duarte. Bilhetes à venda apenas para o dia 2 porque os 2 espectáculos em cena para o dia 3 já esgotaram.
Solistas de Amanhã apresenta ao público no dia 5 os alunos finalistas de escolas vocacionais de formação de bailarinos profissionais do Royal Ballet em Londres, do Conservatório de Dança de Praga, da Escola de Dança do Conservatório Nacional e da Academia de Dança Contemporânea, em solos, duetos e quartetos do grande reportório de Dança Clássica e da Modern Dance. A 1ª parte deste espectáculo é construída por bailarinos da CeDeCe, com jovens estudantes da Escola Vocacional do Orfeão de Leiria, do Studio K e com muito jovens alunos de trompete do Centro Cénico da Cela e de pequeninos da João de Deus, Alcobaça.
Participam ainda nesta 1ª parte alunos dos 1ºs anos das escolas acima referidas.
Quase a finalizar a semana, no sábado, dia 8, a CeDeCe apresenta a Companhia A Poc A Poc com coreografias do seu Director Jaime Camarena e no dia 9 uma sessão dedicada a Agustina Bessa-Luís.
Na 2ª semana do Festival destaque para última criação 2008 da CeDeCe, com música ao vivo pelos próprios compositores –
global@adlibtrio.io, coreografia de Iolanda Rodrigues, música do e pelo Ad Lib Trio.
Sábado dia 15, uma obra carismática desta Companhia, T’ai Chi Modern Dance, que entrelaça as 2 artes, arte milenária do T’ai Chi e a da Modern Dance da norte-americana Martha Graham. Autoria de António Rodrigues, Director Artístico e co-Fundador da CeDeCe.
Trata-se mesmo de um evento importante. Assim Alcobaça lhe consiga corresponder da melhor maneira...

No comments: