Wednesday, November 19, 2008

PISCINAS DE PATAIAS SÃO INAUGURADAS NO PRÓXIMO DOMINGO

Está marcada para Domingo, 23 de Novembro, pelas 12h00, a inauguração das Piscinas Municipais de Pataias. A cerimónia contará com a presença de José Gonçalves Sapinho, Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça e Pedro Queiroz Pereira, Presidente do Conselho de Administração da SECIL. O Projecto resulta de um protocolo assinado entre o Município e a Empresa SECIL, que concedeu a maior parte dos materiais usados na obra (betão branco, preto e óxido de ferro, painéis Viroc, argamassas, cimentos cola, prefabricados, etc.). Um investimento que ronda os 2.5 milhões de Euro - Autarquia (30%) e SECIL (70%) - que visa dotar a Freguesia de Pataias, assim como as freguesias mais próximas: Cós, Alpedriz, Montes e Martingança - cerca de 12 mil habitantes - de um equipamento desportivo propício a aprendizagem, lazer e recreio na área da natação. A gestão ficará a cargo da Junta de Freguesia de Pataias.
CARACTERÍSTICAS
O edifício implanta-se num lote com a área total de 20 720 m². A área bruta de construção ronda os 2 480 m², distribuídos por uma galeria técnica em cave, piso 0 e piso superior, onde se encontram as bancadas (160 lugares) para o público e o bar. Conjugando a possibilidade de usar um material nobre como é o betão branco, num território praticamente plano e descartado de referências arquitectónicas e urbanas, surgiu a intenção de desenhar um edifício com um carácter de objecto plástico, uma escultura habitável. Contrariando o sentido de massa e peso inerente ao betão, imaginou-se uma "folha branca" que se recortou e se moldou em várias dobras, como se de um trabalho manual se trata-se, e que depois se colocou naturalmente sobre o terreno. A cobertura em madeira trará para além de uma grande beleza e conforto visual ao espaço interior, a eliminação dos indesejados "ecos" característicos nas naves desportivas.
Este foi um equipamento desportivo planeado para ser “amigo do Ambiente” e fará o aproveitamento de energia solar através de painéis solares para o aquecimento da água, que permitirão a redução, substancial, do consumo de gás. A edificação possui paredes em betão aparente, hidrofugado, que vão permitir também, pela sua elevada inércia, reduzir as percas de calor para o exterior.
Os espaços
Com lotação máxima diária de 842 utentes, as Piscinas Municipais são compostas por um átrio de entrada, uma recepção, bar/cafetaria com esplanada, balneários masculinos e femininos, devidamente adaptados aos utentes portadores de deficiência, balneário para crianças acompanhadas pelos pais, um pequeno ginásio e área técnica, sala de apoio para monitores e ainda casas de banho públicas.
Piscina principal:
• 25m x 12.5m;
• Seis pistas;
• Profundidade variável entre 1.40 e 2.00 m
• Indicada para natação pura, aprendizagem e competição,
e pólo aquático.
Piscina pequena:
• 12.5m x 8m;
• Quatro pistas;
• Rampa de acesso para pessoas com mobilidade condicionada;
• Indicada para aprendizagem, natação para bebés, hidroginástica e hidroterapia.
OUTRAS VALÊNCIAS DESPORTIVAS
O lote destinado à implantação deste equipamento é ainda constituído por uma ampla zona verde, essencialmente vocacionada para recreio, desporto e lazer, e dispõe de um parque infantil com vários materiais infantis para crianças dos 3 aos 12 anos.
Pois é. A partir de agora já podemos dizer que Pataias já sabe nadar, yo!

No comments: