Wednesday, July 22, 2009

MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA AJUDA-NOS A PÔR UM PEZINHO NA LUA

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
Um Pezinho na Lua
24 de Julho 7 18H00-24H00
Entrada livre
A pedra da Lua, recolhida por James Irwin naquela que a NASA considerou a missão tripulada mais bem sucedida de sempre, está pronta para deixar o Museu da Ciência e regressar à NASA.
Em Portugal desde Maio, a pedra da Lua da missão Apollo 15 vai deixar o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra no dia 24 de Julho (Sexta-feira), precisamente na data em que se comemoram os 40 anos do regresso dos primeiros homens a pisarem a superfície lunar (missão Apollo 11). Na despedida, o Museu da Ciência convida o público a fazer das suas pedras de estimação estrelas por uma noite. A ideia é que todos descubram no Laboratorio Chimico, com a ajuda de duas geólogas da Universidade de Coimbra, as verdadeiras origens das pedras de que tanto gostam. No anfiteatro do Museu, serão exibidos vídeos das missões Apollo e iremos reviver a ida do Homem à Lua. Esta iniciativa integra o programa Ciência Viva de Verão (Astronomia no Verão e Geologia no Verão).
21H00
ROCHAS DA TERRA E DA LUA
A rocha da Lua em exposição no Museu é um basalto lunar. Mas há tantos basaltos na Terra! Que diferenças podemos encontrar entre os basaltos da Terra e o basalto da Lua em exposição?
Alguns basaltos da Terra estarão à disposição dos visitantes para que possam ser comparados com a rocha lunar em exposição.
Elsa Gomes e Celeste Gomes, Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra
PERGUNTA AO GEÓLOGO
Vais ter a oportunidade de colocar todas as tuas dúvidas sobre geologia! Podes por exemplo trazer aquela pedra de que tanto gostas e saber mais um bocadinho sobre a sua origem.
Elsa Gomes e Celeste Gomes, Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra
VÍDEOS MISSÃO APOLLO
Durante a noite, serão apresentados vídeos das diversas missões lunares. Poderás ver a primeira vez que um ser humano pisou a Lua (Neil Armstrong), mas também verás saltos divertidos pelos diversos astronautas, corridas com carros lunares, e poderás mesmo assistir a uma experiência possível na Lua e que confirma a teoria de Galileu acerca da queda dos graves: sem o efeito da atmosfera, uma pena e um martelo largados em simultâneo atingem o solo ao mesmo tempo.
LANÇAMENTO DE FOGUETÕES
Vais poder mesmo construir e lançar o teu próprio foguetão miniatura!
Promete ser um verdadeiro acontecimento: é de ir!




No comments: