Tuesday, January 05, 2010

O BOSQUE DAS FIGURAS PLANAS NO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
Café, livros e ciência

O Bosque das Figuras Planas,
por Andreia Hall (Universidade de Aveiro)
7 de Janeiro . 18H00
Entrada livre

O Bosque das Figuras Planas convida as crianças a explorar a Matemática de uma forma divertida e integrada com actividades do seu dia-a-dia, em particular com o prazer de ouvir contar histórias. Para tal, foram criadas histórias que giram em torno de uma personagem bem conhecida, o Pinóquio. A acompanhar as histórias encontram-se actividades que levam as crianças a experimentar, a pensar e a encontrar respostas para os mais variados desafios. Na primeira história, Pinóquio é criado em computador, à imagem da sua criação em madeira por Carlo Collodi em 1881. Desta vez é gerado a partir de um programa gráfico utilizando figuras geométricas simples. Quando o boneco começa a falar, faz perguntas sobre as figuras que o compõem. A esse propósito, é levado a conhecer o Bosque das Figuras Planas, onde vivem as figuras geométricas planas governadas por uma simpática rainha. Na segunda história, os habitantes do bosque juntam-se numa grande festa. Mas, de repente, a rainha dá-se conta de que desapareceram as figuras redondas. O que terá acontecido?"

O "Bosque das figuras planas" apresenta as aventuras da personagem, tão nossa conhecida /Pinóquio/ e acompanha as trapalhadas em que se mete, num bosque encantado, repleto de figuras geométricas governado por uma poderosa rainha e será apresentado pela autora, numa sessão também recomendada ao público infantil.

Café, Livros e Ciência é projecto de comunicação de ciência com o objectivo principal de promover a leitura de livros de ciência junto do público em geral. Este evento acontece num ambiente informal, onde o café acompanha os livros.
Trata-se de uma parceria entre o o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, o Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho e a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e acontece na primeira quinta-feira de cada mês num périplo por cada instituição parceira. Os eventos contam com uma cobertura multimédia que posteriormente será colocada no sítio internet de cada parceiro, bem como no CVTV.

É de ir!

No comments: