Saturday, July 24, 2010

PASSEIO COM A GEOLOGIA NO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

TRILHOS
Agora que já chegou o bom tempo, saia de casa com a sua família e amigos para fazer um passeio pedestre pelos lugares à volta do Museu da Ciência e da Universidade de Coimbra à procura da surpreendente ciência que podemos encontrar fora dos edifícios, nas ruas e nos jardins.
As sessões decorrem num Domingo de cada mês das 11h00 às 12h00 e são orientadas por diversos investigadores da Universidade de Coimbra.

25 DE JULHO . 11H00

PASSEIO COM A GEOLOGIA
Maria Helena Henriques (Dep. de Ciências da Terra da FCTUC)

De onde provém a matéria-prima utilizada na construção do antigo Laboratorio Chimico? Que histórias se escondem por trás das paredes dos principais edifícios em Coimbra e no resto do país?

“O Museu da Ciência utiliza Calcário de Ançã, de idade Jurássica, isto é, formado há cerca de 174 milhões de anos, quando todo o Baixo Mondego estava submerso, constituindo um golfo marinho de águas quentes e luminosas, que permitiam a precipitação do carbonato de cálcio que dá origem ao calcário branco e fino de Ançã”, frisa Maria Helena Henriques.
Estes produtos são finitos, tornando-se necessário aprender a utilizá-los de forma sustentável. As sociedades modernas dependem do conhecimento do valor dos recursos geológicos (rochas, minerais, etc...) para o seu desenvolvimento, uma vez que todas as tecnologias actuais incorporam, nos respectivos dispositivos, materiais geológicos”.

É de ir!



No comments: