Wednesday, January 24, 2007

CLINIC CONTINUA A ABRIR O PALCO A JOVENS MÚSICOS E INICIA PROGRAMA DE RESSURREIÇÃO DE VELHAS GLÓRIAS DO ROCK ALCOBACENSE: COMEÇANDO PELOS DEAD SOULS

Na noie da próxima 6ª feira, 26 de Janeiro, o alcobacense Clinic apresenta a 2ª sessão do seu programa Why Not?, cuja motivação fundamental é abrir o seu palco a jovens músicos que aguardam uma oportunidade de mostrar a sua arte. É claro que não será descabida nem inesperada a presença de músicos com créditos já firmados nesta 2ª sessão do Why Not?
Contudo, a grande novidade da semana em termos de programação do Clinic será o início de um seu novo ciclo de concertos. Esse ciclo será repetido de 3 em 3 meses e o seu leit motiv é reunir de novo em palco bandas que há muito não tocavam. Esse novo ciclo do Clinic será já inaugurado no próximo sábado, 27 de Janeiro, começando por muito adequadamente ressuscitar uma das bandas que durante a década de 1990 concorreram ao Concurso de Música Moderna de Alcobaça, organizado pelo Bar Ben: os The Dead Souls. Os Dead Souls incluiam alguns dos actuais componentes dos The Gift e, tal como a banda mais famosa de sempre do rock alcobacense, foram fundados em 1993, tendo concorrido no ano seguinte à 4ª edição daquele concurso. Reza a história que os The Dead Souls foram eliminados logo na 1ª eliminatória e que os The Gift seriam os 2ºs classificados nessa edição do Concurso de Música Moderna de Alcobaça, crescendo a partir daí para a sua merecida notoriedade actual. Será acertado aqui recordar a influência que os Joy Division então tinham (e ainda mantém) em muitas bandas do rock alcobacense, como é o caso dos The Dead Souls, cujo nome era o título de um dos mais notáveis temas da banda de Ian Curtis. Sendo também oportuno referir que um dos temas mais marcantes do início da actividade dos The Gift era precisamente uma sua fascinante versão de outro dos temas mais sedutores dos Joy Division: Decades. Pessoalmente, assisti, na noite do passado sábado, ao regresso de alguns dos The Dead Souls de um dos ensaios que a banda tem realizado com a finalidade de ressuscitar em grande no próximo sábado... Só posso aqui escrever que a avaliar pelo arzinho de satisfação que os meninos traziam, a "coisa" vai mesmo sair em grande! Vale?

No comments: