Pois é, caros visitantes, editar poesia e prosa poética em Portugal continua a ser uma aventura apenas ao alcance de gente tão corajosa como destemida. Esse é o caso de Paula Mateus, que em Novembro de 2005 se lançou nessa aventura de criar uma editora no nosso país. A editora por si fundada, a Pássaro de Fogo, iniciou precisamente a sua actividade editorial publicando a peça teatral Linda Inês ou o Grande Desvairo, de Armando Martins Janeira, cujo excelente texto foi também excelentemente ilustrado por Paulo Ossião. Seguidamente, em 2006, a Pássaro de Fogo publicou as antologias poéticas temáticas Ser Mãe/Mãe Ser e De Natal em Busca, abrangendo poemas de autores portugueses dos últimos cem anos e também convincentemente ilustradas por Alfredo Luz. Ainda em 2006, a Pássaro de Fogo editaria novamente poesia, desta vez de autoria de Jorge Casimiro, que assim se estreava editorialmente com o seu livro Murmúrios Ventos. Infelizmente, parece que o empenho e a arte editorial de Paula Mateus tiveram também a infelicidade de ser atiradas contra a parede, num país em que a poesia continua a não se vender tanto como seria desejável...
A Pássaro de Fogo chegou agora a outra fase importante da sua ainda curta vida: a da triste realidade de tentar publicar poesia num país em que, segundo parece, a "literatura de bordel" já substituiu a "literatura de cordel" no "gosto" da maioria dos portugueses que ainda compram livros. Contudo, Paula Mateus ainda tenta resistir, na sua convicção de que "a poesia é o caminho para o futuro" (quem me dera que ela tivesse mesmo razão!) e lança-se agora noutra aventura, em defesa da qualidade e da beleza dos livros até agora editados pela Pássaro de Fogo.
A Pássaro de Fogo decidu assim fazer "saldos para valorizar a poesia", vendendo os seus livros com 50% de desconto sobre o preço de capa, sem IVA. Os nossos visitantes e amigos interessados em salvar a poesia e restaurar o ànimo editorial da Pássaro de Fogo, comprando os interessantes quatro livros até agora por si publicados, poderão contactar aquela editora pelos telefones 214534261 e 912192559 ou pelo e-mail passaro.fogo@netcabo.pt (e fiquem sabendo que muito me custa ver a Linda Inês ou o Grande Desvairo de Armando Martins Janeira ser vendida a preço de saldo para salvar a poesia!).
Tuesday, January 23, 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment