Sunday, April 13, 2008

25 DE ABRIL/CONCURSO LITERÁRIO: 30 POEMAS PARA COMEMORAR A REVOLUÇÃO DOS CRAVOS

MEU PAÍS DE...

Meu País!
Meu novo País!
Meu velho País, onde nasci,
Onde vivi até agora, onde cresci!

Meu País!
De noites, de iniquidade,
de frustrações, de labutas,
de sacrifícios, de lutas,
de fugas, de perseguições,
de enganos, de traições,
de algemas, de celas,
de promessas, de velas,
de incertezas,
de medos e tristezas.

Meu País!
De injustiças, de guerra,
de filhos caídos na terra,
de sangue, de estilhaços,
de vidas perdidas, de braços,
de emboscadas, de pavor,
de mortes, de horror,
de luto, de sepulturas,
de desespero, de torturas,
de metralhas,
de dor e batalhas.

Meu País!
De migrações, de asas
de abandono de casas,
de saltos, de fronteiras,
de passagens, de barreiras,
de mágoas, de despedidas,
de voos, de partidas,
de juras, de ânsias,
de lonjuras, de distâncias,
de desejos de liberdade,
de lágrimas e saudade.

Meu País!
De cânticos, de madrugada,
de liberdade anunciada,
de esperança, de cravos,
de capitães, de bravos,
de soldados, de praças,
de cair de mordaças,
de rios de gente na rua,
de bandeira que flutua,
de alegria febril,
de poemas e Abril.

Meu novo País!
Em cada dia mais novo,
de democracia, de povo,
de luz que vence a escuridão,
de mão beijando a mão,
de segurança,
de coragem e esperança.

Meu novo País!
Meu velho e novo País!
Meu País de Abril!
Liberto da mordaça vil,
gritando finalmente
LIBERDADE.

MARIA CECÍLIA SOBRAL SANTOS FRANCO DE SOUSA

No comments: