Tuesday, April 15, 2008

DAME EVELYN GLENNIE ESTREIA CONCERTO DE JOHN CORIGLIANO NA FUNDAÇÃO GULBENKIAN

Sexta-Feira, 18 Abril 2008, 19 horas - Lisboa - Grande Auditório da Fundação Gulbenkian

ORQUESTRA GULBENKIAN
LIONEL BRINGUIER (maestro)
DAME EVELYN GLENNIE (percussão)

Piotr Ilitch Tchaikovsky- Abertura Romeu e Julieta

John Corigliano- Concerto para Percussão e Orquestra *

Igor Stravinsky- Pétrouschka

(*) 1ª Audição em Portugal - Encomenda conjunta da Fundação Calouste Gulbenkian / Serviço de Música, Pittsburgh Symphony Orchestra, Nashville Symphony Orchestra, Royal Scottish National Orchestra, Dallas Symphony Orchestra e National Arts Centre Orchestra (Ottawa)

John Corigliano conta-se entre os raros compositores que conseguem que a sua música chegue a tipos muito diferentes de melómanos. Comove com o seu lirismo e enquanto contador de histórias aos ouvintes mais avessos ao experimentalismo. Ao mesmo tempo, o rigor da sua escrita e a sua invenção inesgotável convence a quem se interessa pelas correntes mais vanguardistas. É, aliás, um dos compositores mais importantes e interessantes dos Estados Unidos.

O Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian, juntamente com mais quatro orquestras americanas e uma escocesa, participou na encomenda da sua última obra: o Concerto para Percussão e Orquestra, cuja estreia nacional está incluída neste programa. Dividido em três andamentos, respectivamente evocativos da madeira, do metal e da pele, pretende dar à percussão um papel claramente diferenciado do conjunto instrumental e um perfil claramente lírico. Caberá à percussionista escocesa Evelyn Glennie a responsabilidade de criar a parte solista do concerto, ao qual imprimirá, com certeza, a sua peculiar personalidade artística.

Do programa, constam ainda obras de Piotr Ilich Tchaikovsky e Igor Stravinsky, que serão interpretadas pela Orquestra Gulbenkian sob a batuta de Lionel Bringuier, um nome que vale a pena reter. Tem pouco mais de vinte anos, mas o seu percurso desde que, em 2005, foi declarado o vencedor do Concurso Besançon para jovens maestros, augura um futuro brilhante.

Às 18 horas de sexta, dia 18 de Abril, Carlos de Pontes Leça fará um comentário ao programa, uma hora antes do concerto.

Lisboa recebe em palco uma das mais notáveis percussionistas da actualidade. Ora aí está mais um concerto histórico na Fundação Gulbenkian! É de ir! Absolutamente!

No comments: