Monday, May 19, 2008

CONVICÇÕES, DE JULIE FRÈRES: UM DOCUMENTÁRIO EM QUE SE FALA DO REFERENDO SOBRE A INTERRUPÇÃO VOLUNTÁRIA DA GRAVIDEZ, EM PORTUGAL

O SALTA - Saúde, Alternativa e Acção convida-nos (a todos!) a assistir ao filme Convicções, de Julie Frères, no próximo dia 20 de Maio, terça-feira, pelas 21h, na Sala Multiusos, na Faculdade de Medicina de Lisboa (FML) - Hospital de Santa Maria (HSM). Estará presente, para uma pequena conversa, Vasco Freire, presidente da associação Médicos pela Escolha (MPE). O SALTA (Saúde, Alternativa e Acção) é um grupo de alunos da Faculdade de Medicina de Lisboa que nasce da vontade de transformar a escola e a vida que há nela. Num contexto estudantil amorfo, vazio de conteúdos - apesar dos tempos serem ricos nos mesmos - o SALTA pretende informar, lançar a discussão e possibilitar, através desta, uma actuação consciente e organizada, porque acreditamos que os estudantes podem fazer mais.

Convicções, de Julie Frères
Portugal/França, 2007, 55'
Produção: Filmes do Tejo

O filme Convicções passou pela primeira vez em Portugal no Festival DOC LISBOA, tendo recebido o prémio Menção Especial para melhor filme português, do Júri da Competição Nacional. Depois disso teve outras exibições - muito poucas e pontuais – o que fez com que só um número reduzido de pessoas o tivessem visto. Trata-se de um documentário que segue de perto a campanha do Referendo para a despenalização da Interrupção Voluntária de Gravidez (nos bastidores, na rua e nos media), através do quotidiano de quatro mulheres (duas que fizeram campanha pelo Não e duas que fizeram campanha pelo Sim).

Trata-se de um documentário tão importante como tudo o que é verdadeiramente importante: imperdível!

No comments: