Monday, July 28, 2008

NOVA CO-PRODUÇÃO DA S.A. MARIONETAS ESTREIA A PRINCESA LIA, TOMO I EM VIAGEM MEDIEVAL DE SANTA MARIA DA FEIRA

Já na próxima sexta-feira, 1 de Agosto, estreia na Viagem Medieval, em Santa Maria da Feira, o espectáculo A Princesa Lia -Tomo I, pelos Bonecreiros da Corte, uma co-produção entre as companhias S.A.Marionetas e Marionetas da Feira. Trata-se de um original de José Gil, Rui Sousa, Natacha Costa Pereira e Sofia Vinagre e ficará em cena até dia 10, pelo recinto daquela Viagem Medieval.
A Princesa Lia -Tomo I- Bonecreiros da Corte
O projecto Bonecreiros da Corte é uma Co-Produção das companhias S.A.Marionetas -Teatro & Bonecos e Marionetas da Feira, duas companhias profissionais já com experiência anterior na criação de recriações de época em marionetas, a trupe itinerante é constituída por quatro Actores / Marionetistas / Músicos que representam histórias e lendas de Portugal, neste caso A Princesa Lia - Tomo I. Utilizam-se marionetas de Varão que trabalham num palco montado para cada “função” e desmontado no final, sendo este transportado pelos quatro elementos da “trupe”. Através da pesquisa em iluminuras e textos da época reproduzimos uma das possíveis técnicas de manipulação que por certo era utilizada. A técnica de “marionetas de varão” uma das mais antigas formas de manipulação que chegou aos nossos dias em Portugal. Desta forma criámos as marionetas utilizando madeira e ferro, recriando também as roupas e a forma da trabalhar a madeira da época para que o resultado final seja o mais aproximado. Os marionetistas também receberam a mesma atenção pois estão há vista do público. A iluminação do espaço cénico também foi pensada da mesma maneira utilizando velas de pavio grosso. A narrativa foi criada com rigor no que respeita aos acontecimentos cronologicamente, mas claro com alguns ”toques” de humor com é usual nas produções de ambas as companhias, utilizado para isso algumas vezes a interacção entre os próprios marionetistas que estão há vista do público, bem como a relação entre as marionetas – público e marionetista.
-História-
A princesa cristã, Lia, e o governador mouro do castelo da Feira, Ben Iussef, casam-se em segredo e regressam a o Castelo da Feira, onde reinava um ambiente da paz entre cristãos e mouros. Mas um dia, ao grande Califado de Córdova chegou o rumor de que Iussef tinha casado com Lia e que tinha deixado de seguir a Lei Islâmica. O Califa deu então ordem para que Ben Aligula - irmão de Iussef fosse até à Feira e prendesse os dois e os executasse. Ao dar as ordens, todos se recusaram a fazê-lo já que Iussef e Lia eram muito queridos e respeitados por todos. Aligula furioso, e com medo de ser preso, ataca cobardemente Iussef e mata-o. Perante o tumulto que se gerou, Lia acalma todos dizendo que teria sido a vontade de Deus. Aligula toma então o posto de governador e manda matar Lia por esta ter afastado o irmão da Lei Islâmica.
Lia é então levada pelos carrascos para o local de execução. No entanto, carrasco e soldados, que tinham por Lia e Iussef grande admiração, não conseguem executar a sentença. Combinam então entre si, e encenam a morte de Lia, para que Aligula ficasse convencido, e escondem-na. O tempo foi passando e Lia foi arquitectando um plano para fazer Aligula pagar pelo mal que tinha feito a todos. Assim, chegada a altura, Lia faz-se passar por uma velha muito velha capaz de ler nas estrelas a sina dos homens, e em conjunto com Jineff foram acertando os pormenores do seu plano – assombrar Aligula com as malvadezas de que era autor, fazendo-o fugir dali para fora com a lição bem aprendida…
-Ficha Artistica-
Original: José Gil, Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira, Rui Sousa / Encenação: Rui Sousa e José Gil / Construção das Marionetas: Rui Sousa, José Gil / Marionetistas: Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira, José Gil, Rui Sousa / Figurinos das Marionetas: Sofia Vinagre / Costureira: Maria Luísa Gil / Pintura das Marionetas: José Gil, Rui Sousa / Músico: Rui Sousa / Estruturas Cénicas: José Gil / Fotografia: Sofia Vinagre / Co-Produção: S.A.Marionetas e Marionetas da Feira
Será certamente mais um êxito! É de ir!

No comments: