Wednesday, July 30, 2008

RABIH ABOU-KHALIL E TOUMANI DIABATE SÃO AS GRANDES VEDETAS PRESENTES EM S. MARTINHO DO PORTO, NA BAÍA AZUL SUMMER FEST

S. Martinho do Porto recebe no próximo fim-de-semana os dois primeiros concertos da Baía Azul Summer Fest, evento que traz à simpática vila duas grandes vedetas da música africana e internacional: Rabih Abou-Khalil (Líbano) e Toumani Diabate (Mali). Neste fim-de-semana a tal Summer Fest circulará do seguinte modo:
SÁBADO - 2 DE AGOSTO - 22 HORAS
-RABIH ABOU-KHALIL featuring RICARDO RIBEIRO-
Rabih Abou-Khalil estudou música Árabe e Europeia no Conservatório de Beirute, bem como em Aleppo e Damasco. Em 1978, a guerra civil fez com que trocasse o Líbano pela Alemanha onde vive presentemente. Com uma discografia extensa e mais de 500.000 cd´s vendidos em todo o mundo, Rabih Abou–Khalil é considerado um compositor e instrumentista vanguardista que se encontra entre os artistas de maior sucesso no mercado de jazz europeu. Em 1999, recebeu cinco prémios da German Phono Academy. Compositor e mestre do alaúde, instrumento que desde sempre procurou explorar de maneira inovadora, Rabih Abou–Khalil criou uma linguagem musical universal que é apreciada e elogiada por amantes e críticos que vão desde o jazz à música culta, passando muito especialmente pelas chamadas músicas do mundo. As participações de Khalil em festivais de jazz internacionais e nas mais prestigiadas salas de espectáculo do mundo são inúmeras. Compôs peças para quarteto gravadas pelo Kronos Quartet e Balanescu Quartet. Importantes músicos como Charlie Mariano, Steve Swallow, Sonny Fortune, Glen Moore, Miroslav Vitous, Kenny Wheeler tocaram nas suas formações e podem ser ouvidos nos seus discos. Em Maio de 2008 foi editado o seu novo disco pela conceituada editora alemã ENJA. A híbrida música de Rabih que mistura o jazz, a música árabe, a tradição clássica europeia funde-se com o fado de Ricardo Ribeiro. A voz de Ricardo Ribeiro, com os seus 24 anos, é de uma originalidade e força como poucas e a sua presença no mais recente trabalho do famoso compositor Libanês vai catapultá-lo para as luzes da ribalta seguramente.
E ainda...
DEOLINDA
Há uma longa série de clichés associados ao fado. Por exemplo, o fado tem que ter guitarra portuguesa. Os Deolinda não usam guitarra portuguesa. Ou, o fado tem que ser sisudo, sério, compenetrado, fatalista e triste. Os Deolinda não são nada disso. Ou ainda, o fado não pode ser dançado. E dança-se com os Deolinda. Ou, para terminar, a fadista tem que vestir de preto, como se estivesse no seu próprio funeral. Ana Bacalhau, a voz dos Deolinda (a Deolinda, ela própria?), veste roupas garridas, alegres, coloridas.Mas os Deolinda são... fado, apesar disso tudo, e são muito mais que fado, por causa disso tudo e de tudo o mais que a sua música contém.Uma música que vai à música popular portuguesa - um universo que aqui abarca José Afonso e António Variações, Sérgio Godinho, Madredeus e os «muito mais que fadistas» Amália Rodrigues e Alfredo Marceneiro - e vai ainda à rembetika grega, à música ranchera mexicana, ao samba, à música havaiana, ao jazz e à pop, numa confluência original e rara de músicas-irmãs ou primas umas das outras e que, nos Deolinda, fazem todo o sentido.
DOMINGO - 3 DE AGOSTO - 22 HORAS
TOUMANI DIABATE & THE SYMMETRIC ORCHESTRA
TOUMANI DIABATE, é um virtuoso tocador de kora, instrumento Africano com 21 cordas. Lançou o álbum Mande Variations, em Fevereiro de 2008, em Inglaterra, e vai estar em São Martinho do Porto no próximo dia 3 de Agosto. Mande Variations é o segundo disco gravado a solo (só de kora) de um músico que tem como característica a apresentação de múltiplas fusões da música mandinga com o resto do mundo (DANNY THOMPSON, KETAMA, TAJ HAHAL, ROSWELL RUDD, etc). Este é um disco que homenageia ilustres músicos através de dois temas em nome próprio, como o gigante e antigo presidente de Câmara de Niafunké (ALI FARKA TOURÉ) e um outro virtuoso tocador de kora, o senegalês KAOUDING CISSOKO (falecido há cerca de cinco anos atrás).
Ora aí estão duas noite em que valerá certamente a pena uma visitinha a S. Martinho do Porto!
É de ir! E levar toda a família!

No comments: