Thursday, July 31, 2008

PROJECTO GLOBAL TRAZ FIGURAS NOTÁVEIS DA WORLD MUSIC AO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

PROJECTO GLOBAL - 1, 2 e 3 de Agosto - CENTRO CULTURAL DE BELÉM
O projecto Global traz ao Centro Cultural de Belém uma selecção de música de grande qualidade na área da world music, que tanta adesão tem tido por parte do público nos últimos anos. Este é o evento que parecia faltar ao Verão lisboeta e que traz ainda novas sonoridades ao CCB Fora de Si. Para esse evento estão programados quatro concertos, todos eles de se lhe tirar o chapéu:
TONY ALLEN (Nigéria) - 1 de Agosto - 22 horas - Grande Auditório - 5 euros
Mais de duas décadas depois de ter abandonado a banda de Fela Kuti, Tony Allen mantém-se um criador incessante e poderoso, verdadeiro dinamizador de novas aventuras musicais africanas. Em palco, a sua pequena estatura contrasta com a força poderosa e transcendente que irradia por detrás da sua bateria. Actualmente, é um dos membros do projecto The Good, The Bad and The Queen do qual fazem também parte Damon Albarn (Blur), Paul Simonon (The Clash) e Simon Tong (The Verve e Blur).
TOUMANI DIABATE (Mali) - 2 de Agosto - 22 horas - Praça do Museu - Entrada Livre
Um dos mais versáteis músicos/performers do Mali, que mistura as tradições da sua terra natal com o flamenco, blues e o jazz.
3 de Agosto - 19 horas - Praça do Museu - Entrada Livre
A música híbrida de Rabih Abou-Khalil, uma fascinante mistura de jazz, música árabe e clássica europeia, funde-se neste projecto com a voz de Ricardo Ribeiro, uma das mais surpreendentes revelações do novo fado.
ELIADES OCHOA (Cuba) - 3 de Agosto - 22 horas - Grande Auditório - 5 euros
Membro e director musical durante vários anos do mítico Quarteto Patria, reconvertido mais recentemente em El Grupo Patria, e peça vital do projecto Buena Vista Social Club, Eliades Ochoa é uma lenda viva da canção cubana. Canções como “Chan Chan”, “El Cuarto de Tula” ou “El Carretero”, interpretadas por Eliades, foram a base do êxito deste disco histórico que vendeu mais de dez milhões de cópias, e conquistou um Grammy em 1997.
Absolutamente imperdível (embora dois daqueles espectáculos se possam também ver no mesmíssimo fim-de-semana, em S. Martinho do Porto)!

No comments: