Sunday, December 07, 2008

FUNDAÇÃO CARMONA E COSTA APRESENTA DESENHOS, CONSTRUÇÕES E OUTROS ACIDENTES, DE CARLOS NOGUEIRA

Carlos Nogueira - Desenhos, Construções e Outros Acidentes
Curadora: Sara Antónia Matos
de 9 Dezembro de 2008 a 31 Janeiro de 2009
Inauguração: 9 de Dezembro, às 18 e 30
Fundação Carmona e Costa - Espaço Arte Contemporânea
Edifício de Espanha (Bairro do Rego) / Rua Soeiro Pereira Gomes, Lote 1- 6º A e D / Lisboa
Conversa e visita guiada com Carlos Nogueira, Miguel Wandschneider e Sara Antónia Matos Quinta-feira / 11 de Dezembro - 18h30
Carlos Nogueiro, artista plástico/escultor - O seu campo de trabalho situa-se no domínio da tridimensionalidade, prospectivando relações de permeabilidade entre as práticas da escultura e da arquitectura contemporâneas. Esta obra promove o cruzamento dos princípios inerentes às respectivas disciplinas – espaço onde ambas se reinventam para dilatar os seus campos de operatividade.Os projectos desenvolvidos potenciam relações com o lugar, convocando o espectador para uma posição de performatividade, em que a obra e o espaço envolvente – habitados em simbiose – se reinvestem mutuamente de sentidos.Professor Associado Convidado no departamento de Arquitectura da Universidade Autónoma de Lisboa e no Colégio Moderno em Lisboa, carlos nogueira pensa os processos de investigação e concepção, subjacentes às áreas de projecto, como parte integrante da obra. A vertente de projecto é revelada também no trabalho de desenho e nos diversos livros de artista já publicados.Integrou as representações oficiais portuguesas à XLII Bienal de Veneza, em 1986 e à XIX Trienal de Arquitectura de Milão, em 1996. Desenvolveu várias intervenções para o espaço público, onde as suas obras constituem parte integrante e estruturante do lugar: construção elíptica com Ueli Krauss em Berna; beyond the very edge of the earth em Brighton e em Londres, mas também em território nacional, construção mural no Centro Nuno Belmar da Costa em Oeiras, mais longe e límpido ao longo na Casa da Cerca em Almada e construção com chão branco a partir de dentro no Palácio Ventura Terra em Lisboa. De um percurso artístico que atravessa três décadas e que compreende a participação em exposições em Macau, Riga, Hong Kong, Ann Arbor, Milão, Nova Iorque, Toulon, Veneza, Nurenberga, Lausanne, São Paulo e Lunds, destacam-se ainda as exposições e intervenções individuais no Sintra Museu de Arte Moderna/Colecção Berardo, no Centro Cultural de Belém, na Capela de Sines, no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, no Museu da Cidade em Lisboa, no Centro Cultural Camões em Brasília, no Museu Belas Artes no Rio de Janeiro, entre outros.
Mais uma exposição que não se pode deixar passar em branco, ainda mais quando a sua curadora é uma voz artística alcobacense... É de ir!

No comments: