Tuesday, April 14, 2009

CARLOS SANTOS APRESENTA E AGORA, OBAMA?, EM LEIRIA, NA LIVRARIA ARQUIVO

Livraria Arquivo - Av Combatentes da Grande Guerra, 53 - Leiria
À Conversa com... Carlos Santos
Um olhar sobre o presente e o futuro próximo, em tempos dominados pela incerteza e pela crise
A propósito do seu último livro "E agora, Obama?"
16 de Abril - quinta-feira - 18h30
Crise económica e financeira, política internacional, energia e ambiente…
A vontade, as políticas e a visão estratégica de Barack Obama serão suficientemente poderosas para vencer os desafios do presente?Neste livro lança-se um olhar sobre o presente e o futuro próximo, em tempos dominados pela incerteza e pela crise. O colapso bancário na América atingiu num ápice a Europa. Há militares portugueses no Afeganistão, onde a NATO está a perder a guerra. O petróleo subiu e desceu 100 dólares em poucos meses. Raramente a eleição de um Presidente americano alimentou tantas esperanças e suscitou tanta atenção. Entretanto, Obama formou uma equipa governativa num prazo nunca visto e concebeu medidas detalhadas para apoiar as famílias e a economia, do mesmo modo que definiu estratégias para o Afeganistão, mas também para o Paquistão ― a nova base da Al-Qaeda.
Acerca do livro "E Agora, Obama?"
“Não basta ter muita informação sobre a política americana. Isso Carlos Santos tem. É preciso ter igualmente uma visão dos princípios e dos fins para compensar o excesso de informação irrelevante. É preciso saber resumir as grandes ideias numa escrita que dê ela mesma novas ideias. E é preciso ter boas intuições sobre as dinâmicas subjacentes à realidade geopolítica ou económica. Carlos Santos tem isso tudo também, e o seu livro é um dos melhores guias — em Portugal ou em qualquer outro país — para uma presidência, a norte-americana, que já nasceu transformadora mas que terá de ser mais transformadora ainda.”
Rui Tavares, Historiador, Analista de política internacional
“Um professor de economia da nova geração propõe-se escrever sobre a América de Obama! Não será isto demasiada ousadia? E as suas ideias acerca do que pode o novo presidente americano fazer pelo mundo não serão fruto de uma esperança ingénua? Leiam-no! À escrita militante junta-se a fundamentação rigorosa. Com análises e argumentos certeiros, explica-nos por que razão poderemos esperar que, daquele lado, venha a soprar bom vento.”
Alberto Castro, Professor Universitário, Director do Centro de Estudos em Gestão e Economia Aplicada da Universidade Católica Portuguesa
Acerca do autor:
Carlos Santos. Professor de Economia na Universidade Católica, no Porto. Doutorado em Economia pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, onde deu aulas e foi investigador convidado. Trabalhou no Banco Central Europeu, na DG-Research. O seu profundo conhecimento da realidade política e económica norte-americana transformou-o num dos mais requisitados comentadores da campanha para as eleições presidenciais, em diversos órgãos de comunicação social. Publica regularmente artigos de opinião no Jornal de Negócios, Diário Económico e Público, assim como nos semanários Sol e Expresso. O seu blogue “O Valor das Ideias” merece ser visitado! (http://ovalordasideias.blogspot.com).
É de ir!

2 comments:

Felisberto Matos said...

Estou interessado nesta temática.Quem quiser ir comigo contacte meu blogue ou tel:262583124.

José Alberto Vasco said...

E faz muito bem. Eu não posso ir, mas acompanhá-lo-ia com muito gosto... É de ir!