Friday, April 17, 2009

DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS COMEMORADO NO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA

O Mosteiro de Alcobaça comemora amanhã, sábado, 18 de Abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Estão agendadas conferências, visitas orientadas diurnas e nocturnas, com destaque para a cerimónia de entronização do espumante, pelas 11h00, que contará com a presença da Secretária de Estado da Cultura e do Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça.
Programa do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios no Mosteiro de Alcobaça
10h00 e 11h30 - Visitas Orientadas pelas Técnicas do Serviço Educativo, com especial incidência nas técnicas de construção do Monumento. Entrada Livre. Inscrições prévias e limitadas.
11h30 - Cerimónia de Entronização de novos Confrades da Confraria Nacional do Espumante. Limitado a Confrades e Convidados.
15h00 - Mostra de Instrumentos Médicos do Século XIX, na Sala do Capítulo do Mosteiro de Alcobaça. Entrada Livre.
15h00 - Conferência proferida por Pedro Tavares (Engenheiro Civil, Membro Honorário da Academia Portuguesa de História, estudioso do Mosteiro, particularmente do Sistema Hidráulico). Sala do Capítulo. Entrada Livre.
16h00 - Conferência proferida por João Neto (director do Museu da Farmácia, fará a ligação entre a História da Farmácia e Farmacologia e o Património). Sala do Capítulo. Entrada Livre.
17h00 - Conferência proferida por Lourenço Marques (Médico e especialista em História da Medicina, fará a ligação entre Medicina e Património). Sala do Capítulo. Entrada Livre.
18h00 - Recital de Música Clássica na Sala do Capítulo. Entrada Livre.
21h00 - Visita Nocturna orientada pelas Técnicas do Serviço Educativo.Observação astronómica com recurso a telescópios a partir do Relógio de Sol do Mosteiro, com o Astrónomo Vasco Elói Duarte. Entrada Livre. Inscrições prévias e limitadas.
Promete ser muito interessante. Tudo!

No comments: