Friday, July 10, 2009

DESCOBRE OS SABERES ANCESTRAIS, NO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
-Ciência em família-
As suas crianças interessam-se por ciência? Partilhe diferentes modos de explorar alguns temas científicos com a sua família, num programa dirigido a adultos e crianças de todas as idades. Depois do sucesso da 1º edição, cheia de som, plantas e vida, apresentamos a programação para 2009.As sessões decorrem das 11H00 às 12H00 e são orientadas por cientistas e por diversos autores da colecção Ciência a Brincar, da Editorial Bizâncio.
PRÓXIMA SESSÃO 12 DE JULHO
-DESCOBRE OS SABERES ANCESTRAIS-
Helena Margarida Tomás, Dolores Alveirinho e Margarida Afonso
Escola Superior de Educação de Castelo Branco
A importância de conhecermos e valorizarmos a nossa cultura e as nossas tradições é consensual entre todos os que se preocupam com o desenvolvimento global e harmonioso, tanto dos mais novos como dos mais velhos. As actividades do próximo CIÊNCIA EM FAMILIA procuram reviver as tradições e os contextos em que eram realizadas, fundamentadas e enriquecidas com explicações científicas. Sabem como é que antigamente, quando ainda não havia detergentes, se tiravam as nódoas de gordura da roupa? Por que é que a água se mantinha fresca em cântaros de barro?
Como se extraía o fio dos casulos feitos pelo bicho-da-seda e se tingia a lã com que se tricotavam camisolas coloridas? E sabem como é que antes de termos luz eléctrica nas nossas casas se conseguia iluminar a noite? Como se fazia o carvão que se usava nos fogareiros para cozinhar?
Super-interessante: é de ir!






No comments: