Friday, September 25, 2009

NGWENIA, O CROCODILO ENCERRA 1º MOSTRA DE VÍDEOS DO ARMAZÉM DAS ARTES, EM ALCOBAÇA - COM A PRESENÇA DE MALANGATANA

Armazém das Artes - Alcobaça
1ª Mostra de Vídeos
"NGWENIA, O CROCODILO"
ISABEL NORONHA
Domingo - 27 de Setembro - 16 horas
FICHA TÉCNICA
Ano 2007
Realização e Argumento Isabel Noronha
Director de Fotografia João Costa (Funcho)
Engenheiro de Som Gabriel Momdlane
Mistura e Pós Produção de Som Vasco Pimentel
Montagem Margarida Leitão
Produção Produção Ébano
Apoio Fundação Kellogs, Cooperação Francesa, Fundac.
Duração 90'
Malangatana Valente Ngwenya, nasce em Matalana, distrito de Marracuene, província de Maputo, Moçambique, a 6 de Junho de 1936. Em 1959 descobre as suas capacidades artísticas, enveredando por uma carreira de pintor profissional. Homem multifacetado, pintor, ceramista, cantor, actor, dançarino, é uma presença assídua em numerosos festivais, afirmando sempre a sua origem africana e moçambicana.Este documentário é a concretização de uma promessa que surgiu há algumas décadas a trás quando a realizadora, Isabel Noronha, ainda menina, conhece Malangatana no seu atelier. "Um dia hei-de explicar-te tudo isso", é a promessa que, trinta anos depois, nos leva ao interior do atelier do artista moçambicano em busca das suas estórias, numa viagem pelo seu próprio imaginário.
Malangatana estará presente em Alcobaça, no Armazém das Artes, durante este evento.
Devido à alteração da data de projecção deste filme, foi alterada para sábado, 26 de Setembro, às 16 horas, a última projecção durante esta mostra do filme:
"PINTURA COLECTIVA"MOVIMENTO DEMOCRÁTICO DOS ARTISTAS PLÁSTICOS
FICHA TÉCNICA
Ano 1974
Realização e Produção Instituto de Tecnologia Educativa
Duração 13'
No dia 10 de Junho de 1974, 48 artistas plásticos que faziam parte do Movimento Democrático de Artistas Plásticos, movimento que surge na sequência de reuniões entre artistas organizadas pela Sociedade Nacional de Belas Artes com o intuito de criar uma nova política cultural, pintaram um painel colectivo na Galeria de Belém. Entre outros, estiveram envolvidos os artistas: Júlio Pomar, Querubim Lapa, João Abel Manta, Helena Almeida, Eduardo Nery, João Vieira.
Duas projecções completamente a não perder! Por nada neste mundo...

No comments: