Centro Cultural de Belém - Grande Auditório
Segunda-Feira / 5 de Outubro / 17 horas
ORQUESTRA DE CÂMARA PORTUGUESA
CADERNO DE VIAGENS (1): VIENA, BUDAPESTE, TRANSILVÂNIA
Numa alusão ao nomadismo dos compositores e à riqueza das suas viagens, a OCP abre esta temporada com viagens de sons e emoções. Enquanto criança, na região fronteiriça da Transilvânia, Ligeti contactou com instrumentistas locais que tocavam música selvagem trajados com peles de animais e máscaras assustadoras, memória que o acompanhou vida fora e que influenciou a escrita de Ramifications que explora uma orquestra de cordas dividida em dois grupos, criando as extraordinárias dissonâncias que caracterizam esta obra-prima. Beethoven completou a sua oitava sinfonia numa viagem a Linz, durante uma visita ao irmão Johann. Apesar de ter escrito a obra doente, esta é uma das suas sinfonias mais encantadoras e divertidas. A Sinfonia n.º 45 de Haydn foi escrita para o príncipe Nikolaus Esterházy, durante a longa estada do compositor e da orquestra da corte no palácio de Verão do príncipe. Para manifestar o desejo de partir, num golpe de mestria e subtileza, Haydn pediu aos músicos que, no adágio final, apagassem a vela e abandonassem a sala um a um, ficando apenas dois violinos a tocar sozinhos. O príncipe percebeu a mensagem e a corte voltou a Eisenstadt no dia seguinte.
ORQUESTRA DE CÂMARA PORTUGUESA
Numa alusão ao nomadismo dos compositores e à riqueza das suas viagens, a OCP abre esta temporada com viagens de sons e emoções. Enquanto criança, na região fronteiriça da Transilvânia, Ligeti contactou com instrumentistas locais que tocavam música selvagem trajados com peles de animais e máscaras assustadoras, memória que o acompanhou vida fora e que influenciou a escrita de Ramifications que explora uma orquestra de cordas dividida em dois grupos, criando as extraordinárias dissonâncias que caracterizam esta obra-prima. Beethoven completou a sua oitava sinfonia numa viagem a Linz, durante uma visita ao irmão Johann. Apesar de ter escrito a obra doente, esta é uma das suas sinfonias mais encantadoras e divertidas. A Sinfonia n.º 45 de Haydn foi escrita para o príncipe Nikolaus Esterházy, durante a longa estada do compositor e da orquestra da corte no palácio de Verão do príncipe. Para manifestar o desejo de partir, num golpe de mestria e subtileza, Haydn pediu aos músicos que, no adágio final, apagassem a vela e abandonassem a sala um a um, ficando apenas dois violinos a tocar sozinhos. O príncipe percebeu a mensagem e a corte voltou a Eisenstadt no dia seguinte.
ORQUESTRA DE CÂMARA PORTUGUESA
Maestro PEDRO CARNEIRO
Ensaiador de sopros JOSÉ AUGUSTO CARNEIRO
Ensaiador de cordas ANÍBAL LIMA
Flauta ANA CATARINA COSTA, RUI MARQUES
Flauta ANA CATARINA COSTA, RUI MARQUES
Oboé SAMUEL BASTOS, CARLA DUARTE
Fagote ROBERTO HERCULIANI, RICARDO SANTOS
Trompete JOSÉ ALMEIDA, ÓSCAR CARMO
Clarinete DAVID SILVA, FILIPA NUNES
Trompa NUNO CUNHA, ANTÓNIO SEABRA
Viola HUGO DIOGO, BRUNO SILVA, PEDRO FALCÃO, SUSANA FERNANDES
1ºs VIOLINOS - CRISTINA ABREU (CONCERTINO), DANIEL BOLITO (CONCERTINO AUXILIAR) MARIA JOÃO MATOS, MIGUEL GOMES, SARA LLANO, TIAGO PRAXEDES, PEDRO LOPES
2ºs VIOLINOS - LUÍSA SECO, JEAN AROUTIOUNIAN, AGOSTINHA JACINTO, BRUNO SOUSA, RUI CRISTÃO
Violoncelo LUÍS AZEVEDO, ÂNGELA CARNEIRO, CAROLINA MATOS
Contrabaixo ROMEU SANTOS, RICARDO TAPADINHAS
Tímpanos JOÃO CARLOS PACHECO
PROGRAMA
Gÿorgy Ligeti
Ramifications para 12 cordas solistas (1968-1969)
Beethoven
Sinfonia n.º 8 em Fá maior, op. 93
Intervalo
Joseph Haydn
Sinfonia n.º 45 em Fá sustenido menor, O Adeus
É de ir!
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