Wednesday, May 05, 2010

AÍ ESTÁ O 13º FESTIVAL DE JAZZ DE VALADO DOS FRADES

13º Festival de Jazz de Valado dos Frades (Nazaré)

de 7 a 22 de Maio

"Mais uma edição do mais antigo e carismático festival da região centro. Este ano com um novo formato, que ocupará três fins-de-semana, e tal como os dois últimos, será realizado na sala que o viu nascer e sede da associação que o organiza, a Biblioteca de Instrução e Recreio. A linha programática mantém-se sempre com o objectivo de divulgar os novos valores e os novos projectos dos já reconhecidos.

O primeiro concerto traz a excelência de três grandes músicos de Alcobaça e um norte-americano que muito têm contribuído para o nosso ensino do jazz. A sua música é uma manifestação de alegria que vai desde o dixieland ao mais puro funky, com a estreia absoluta de um novo instrumento, o Lusofone, único a nível mundial e construído propositadamente para Sérgio Carolino. Será mais uma noite para a história.

No primeiro sábado será a nossa homenagem ao Hot Club de Portugal, um histórico clube europeu que a todos nos fez acreditar nesta música e que, depois de ter completado 60 anos, teve de interromper a sua actividade pelas mais trágicas razões. Este septeto traz músicos bem conhecidos do público do Festival do Valado, que já cá estiveram em outras formações, e música fantástica original de Bruno Santos, recentemente editada em disco e alvo das melhores críticas.

Os concertos de domingo à tarde, com entrada livre, são a melhor oportunidade para iniciar os mais jovens na audição do jazz. Neste primeiro, a Big Band da Nazaré apresentará o repertório do seu último disco, “10 Anos”, apresentado em 2009 no, já desaparecido, Hot Club e que tem recebido os melhores elogios.


Sendo pioneiro, este festival tem a obrigação de revelar ao público os novos valores (como já revelou tantos que hoje são grandes), correndo o risco de, pelo facto de não serem conhecidos, não atraírem muito público. Mas temos de manter a nossa função educativa e não fazer como outros que, recorrendo a nomes internacionais, conseguem atrair público e, por consequência, os meios de comunicação social. Isto a propósito do concerto de dia 14: jovens músicos todos formados na Escola Superior de Música do Porto (ESMAE), escola que teve a primeira Licenciatura em Jazz, com uma qualidade ao nível das melhores escolas da Europa. Mesmo não conhecendo os intervenientes esperamos que o nosso público saiba que “se está no Valado é porque é bom…”.

Se a escola do Hot Clube é a mais antiga e (re)conhecida escola de jazz, muito se deve a Eduardo, também já chamado de “timoneiro”. Figura maior do jazz português apresenta-nos um projecto novo, onde o ouviremos ao piano, com muita música original e com a surpresa de textos narrados, só vindo ver…

Esse reconhecimento da Escola do Hot, denominada por Escola de Jazz Luís Villas-Boas, aparece pelas dezenas de músicos que tem criado. Dos seus actuais alunos virá ao nosso festival um sexteto que foi o vencedor do concurso de Escolas de Jazz realizado recentemente na Festa do Jazz do Teatro São Luiz.

Na sexta 21, uma estreia. Unsung Cats apresentam-se pela primeira vez em público. Estes quatro músicos, que estão longe de ser ilustres desconhecidos, pois três deles integram, por direito próprio, a avassaladora onda de novos talentos da mais recente geração de músicos de jazz portugueses, onde temos o vizinho alcobacense Ivan Silvestre, e o Nuno Ferreira é já um nome sobejamente conhecido e reconhecido neste género musical.

Dentro da diversidade da programação encerra este festival a voz de Maria Anadon. Cantora com reconhecimento internacional, apresenta-se assumindo a paixão pelo latin-jazz. Não o poderia fazer melhor do que na companhia de um excelente pianista cubano e uma secção rítmica de primeira linha. Será um encerramento em grande balanço…

Este festival é organizado por uma comissão de voluntários, apoiado pela Direcção Geral das Artes e pelo Município da Nazaré.

O Director Artístico, Adelino Mota


Programação

Dia 7 Sexta 22H Post Card

Mário Marques – saxofones / Ruben Santos – trombone / Sérgio Carolino – sousafone / Michael Lauren – bateria

Fernando Pires de Lima

Dia 8 Sábado 22H Septeto do Hot

João Moreira - trompete / Pedro Moreira - saxofone tenor / Claus Nymark - trombone / Bruno Santos - guitarra e direcção musical /

Rodrigo Gonçalves - piano / Bernardo Moreira - contrabaixo / André Sousa Machado – bateria

Dia 9 Domingo 16:30H – Entrada Livre Big Band da Nazaré

Joaquim Pequicho e João Capinha - saxofones alto e soprano / André Murraças e Wilson Ferreira - saxofone tenor / Pedro Morais - saxofone barítono / Vítor Guerreiro, Margarida Louro, Luís Guerreiro e André Venâncio – trompete / Reinold Vrielink, Élio Fróis, Luís Pires e Fábio Matias – trombone / Gonçalo Justino – guitarra / Ricardo Caldeira – piano / Gonçalo Leonardo - contrabaixo / Bruno Monteiro – bateria / Júlia Valentim – voz / Adelino Mota – direcção


Dia 14 Sexta 22H GS Quartet

Gileno Santana – trompete / Joaquim Rodrigues – piano / José Carlos – contrabaixo / Mário Costa – bateria

Dia 15 Sábado 22H "Flajazzados"

Alexandre Andrade – trompete / Omar Hamido - sax alto / Francisco Andrade - sax tenor / Pedro Gil – guitarra / Marco Martins – baixo / Sónia Cabrita – bateria / Eduardo – piano e direcção / Vitor Reia-Batista - textos, narração

Dia 16 Domingo 16:30H – Entrada Livre Combo de Alunos do Hot Clube

Grupo de alunos a nomear pelos docentes da Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal

Dia 21 Sexta 22H “Unsung Cats”

Ivan Silvestre – sax / Nuno Ferreira – guitarra / João Custódio – contrabaixo / Joel Silva – bateria

Dia 22 Sábado 22H Maria Anadon Latin Quartet

Maria Anadon – voz / Victor Zamora – piano / Nelson Cascais – contrabaixo / Marcelo Araújo - bateria.

Absolutamente imperdível!




No comments: