13º Festival de Jazz de Valado dos Frades (Nazaré)
de 7 a 22 de Maio
"Mais uma edição do mais antigo e carismático festival da região centro. Este ano com um novo formato, que ocupará três fins-de-semana, e tal como os dois últimos, será realizado na sala que o viu nascer e sede da associação que o organiza, a Biblioteca de Instrução e Recreio. A linha programática mantém-se sempre com o objectivo de divulgar os novos valores e os novos projectos dos já reconhecidos.
O primeiro concerto traz a excelência de três grandes músicos de Alcobaça e um norte-americano que muito têm contribuído para o nosso ensino do jazz. A sua música é uma manifestação de alegria que vai desde o dixieland ao mais puro funky, com a estreia absoluta de um novo instrumento, o Lusofone, único a nível mundial e construído propositadamente para Sérgio Carolino. Será mais uma noite para a história.
No primeiro sábado será a nossa homenagem ao Hot Club de Portugal, um histórico clube europeu que a todos nos fez acreditar nesta música e que, depois de ter completado 60 anos, teve de interromper a sua actividade pelas mais trágicas razões. Este septeto traz músicos bem conhecidos do público do Festival do Valado, que já cá estiveram em outras formações, e música fantástica original de Bruno Santos, recentemente editada em disco e alvo das melhores críticas.
Os concertos de domingo à tarde, com entrada livre, são a melhor oportunidade para iniciar os mais jovens na audição do jazz. Neste primeiro, a Big Band da Nazaré apresentará o repertório do seu último disco, “10 Anos”, apresentado em 2009 no, já desaparecido, Hot Club e que tem recebido os melhores elogios.
Sendo pioneiro, este festival tem a obrigação de revelar ao público os novos valores (como já revelou tantos que hoje são grandes), correndo o risco de, pelo facto de não serem conhecidos, não atraírem muito público. Mas temos de manter a nossa função educativa e não fazer como outros que, recorrendo a nomes internacionais, conseguem atrair público e, por consequência, os meios de comunicação social. Isto a propósito do concerto de dia 14: jovens músicos todos formados na Escola Superior de Música do Porto (ESMAE), escola que teve a primeira Licenciatura em Jazz, com uma qualidade ao nível das melhores escolas da Europa. Mesmo não conhecendo os intervenientes esperamos que o nosso público saiba que “se está no Valado é porque é bom…”.
Se a escola do Hot Clube é a mais antiga e (re)conhecida escola de jazz, muito se deve a
Esse reconhecimento da Escola do Hot, denominada por Escola de Jazz Luís Villas-Boas, aparece pelas dezenas de músicos que tem criado. Dos seus actuais alunos virá ao nosso festival um sexteto que foi o vencedor do concurso de Escolas de Jazz realizado recentemente na Festa do Jazz do Teatro São Luiz.
Na sexta 21, uma estreia. Unsung Cats apresentam-se pela primeira vez em público. Estes quatro músicos, que estão longe de ser ilustres desconhecidos, pois três deles integram, por direito próprio, a avassaladora onda de novos talentos da mais recente geração de músicos de jazz portugueses, onde temos o vizinho alcobacense Ivan Silvestre, e o Nuno Ferreira é já um nome sobejamente conhecido e reconhecido neste género musical.
Dentro da diversidade da programação encerra este festival a voz de Maria Anadon. Cantora com reconhecimento internacional, apresenta-se assumindo a paixão pelo latin-jazz. Não o poderia fazer melhor do que na companhia de um excelente pianista cubano e uma secção rítmica de primeira linha. Será um encerramento em grande balanço…
Este festival é organizado por uma comissão de voluntários, apoiado pela Direcção Geral das Artes e pelo Município da Nazaré.
O Director Artístico Programação
Dia 7 Sexta 22H Post Card
Fernando Pires de Lima
Dia 8 Sábado 22H Septeto do Hot
João Moreira - trompete /
Dia 9 Domingo 16:30H – Entrada Livre Big Band da Nazaré
Joaquim Pequicho e João Capinha - saxofones alto e soprano / André Murraças e Wilson Ferreira - saxofone tenor / Pedro Morais - saxofone barítono / Vítor Guerreiro, Margarida Louro, Luís Guerreiro e André Venâncio – trompete / Reinold Vrielink, Élio Fróis, Luís Pires e Fábio Matias – trombone / Gonçalo Justino – guitarra / Ricardo Caldeira – piano / Gonçalo Leonardo - contrabaixo / Bruno Monteiro – bateria / Júlia Valentim – voz / Adelino Mota – direcção
Dia 14 Sexta 22H GS Quartet Gileno Santana – trompete / Joaquim Rodrigues – piano / José Carlos – contrabaixo / Mário Costa – bateria Dia 15 Sábado 22H "Flajazzados" Alexandre Andrade – trompete / Omar Hamido - sax alto / Francisco Andrade - sax tenor / Pedro Gil – guitarra / Dia 16 Domingo 16:30H – Entrada Livre Combo de Alunos do Hot Clube Grupo de alunos a nomear pelos docentes da Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal Dia 21 Sexta 22H “Unsung Cats” Ivan Silvestre – sax / Nuno Ferreira – guitarra / João Custódio – contrabaixo / Joel Silva – bateria Dia 22 Sábado 22H Maria Anadon Latin Quartet Maria Anadon – voz / Victor Zamora – piano / Nelson Cascais – contrabaixo / Marcelo Araújo - bateria.
No comments:
Post a Comment