Sunday, May 02, 2010

INDIE LISBOA' 10 TEM EXTENSÃO EM DOIS ACTOS AO DISTRITO DE LEIRIA, COMEÇANDO PELA CAPITAL DO DISTRITO

A *aurora :: rede criativa de programação e exibição de cinema, em conjunto com a Zero em Comportamento, e numa associação com o Teatro José Lúcio da Silva de Leiria e o Cine-Teatro de Alcobaça, vai mais uma vez (e à semelhança do que aconteceu o ano passado) realizar duas extensões do Festival Internacional de Cinema Independente de Lisboa entre os dias 3 e 5 de Maio (Leiria) e 16 e 17 de Maio (Alcobaça). Numa iniciativa que procura trazer à região o melhor do cinema independente e algumas das grandes obras presentes na 7.ª edição do IndieLisboa 2010, ambas as extensões destacar-se-ão por uma programação de qualidade e o mais diferenciada possível (com excepção da sessão Indie Júnior + 3 anos e do documentário “On the Road to Femina” de Jorge Quintela sobre o músico The Legendary Tigerman). Uma solução que procura distinguir cada extensão, criando a sua própria identidade e com a sua exclusiva selecção de filmes, adaptada às várias características dos públicos locais.

Organizado pela Zero em Comportamento, o IndieLisboa é um evento privilegiado de descoberta de novos autores e tendências do cinema mundial, afirmando-se como um observatório da mais interessante produção contemporânea, a qual, mesmo quando assinada por realizadores consagrados, nem sempre chega às salas portuguesas.

O Festival dá especial atenção a obras e cinematografias com menor visibilidade no mercado de distribuição comercial português e integra uma competição de longas e curtas metragens de novos realizadores, uma secção infantil, retrospectivas e homenagens. Depois de seis edições, o Festival é já unanimemente reconhecido como um dos mais interessantes eventos cinematográficos que se realizam em Portugal. De regresso ao Cine-Teatro de Alcobaça e pela segunda vez em Leiria (com sessões agendadas para o Teatro José Lúcio da Silva e o Teatro Miguel Franco), o Indie Lisboa apresenta uma selecção de alguns dos melhores filmes apresentados na edição do festival deste ano, obras que de outro modo permaneceriam invisíveis junto de um público nacional mais alargado.
PROGRAMAÇÃO

> TEATRO JOSÉ LÚCIO DA SILVA

03 de Maio | Segunda

21h 30
ON THE ROAD TO FEMINA
de Jorge Quintela
Documentário, Portugal, 2010, 58'

Documentário sobre a gravação e o lançamento do mais recente álbum de The Legendary Tiger Man: "Femina".

> TEATRO JOSÉ LÚCIO DA SILVA

04 de Maio | terça-feira

14h30
INDIEJÚNIOR CURTAS > 3 ANOS

Secção especialmente vocacionada para os mais jovens. Tem como principal objectivo a criação e alargamento dos públicos de cinema e visa possibilitar o encontro dos espectadores mais novos com um conjunto de filmes notáveis, aos quais muito provavelmente não teriam acesso de outra forma. Esta secção visa contribuir para a formação estético-cultural das crianças e jovens através de uma experiência artística e lúdica – o cinema. Este relevante instrumento apela aos sentidos e desperta diversas emoções, representando lazer e diversão mas também apelo à reflexão e discussão de diversos temas.

> TEATRO JOSÉ LÚCIO DA SILVA

04 de Maio | terça-feira

21h 30
O AMOR NATURAL
de Heddy Honigmann
Documentário, Holanda, 1996, 76'

O desejo é a última coisa a morrer? Neste documentário filmado no Rio de Janeiro, a realizadora convida pessoas idosas a lerem em voz alta versos eróticos do livro “O Amor Natural”, que Carlos Drummond de Andrade, falecido em 1987, escreveu quando já era idoso ele próprio. A obra foi publicada apenas postumamente porque o poeta receava que a sua linguagem fosse considerada pornográfica. Mas estas pessoas, nos seus 60, 70, 80 anos, não só não se sentem embaraçadas como ficam deliciadas com o que lêem. Compreendem a beleza da poesia, que neste filme serve como um tipo de catalisador de memórias sobre o amor e o sexo. Muitas ganham confiança e contam as suas próprias histórias eróticas. Com estas entrevistas cruzam-se imagens de pessoas jovens a namoriscar nas praias do Rio de Janeiro.

> TEATRO MIGUEL FRANCO

05 de Maio | quarta

18h 30 | 21h 30
FILMES PREMIADOS NO INDIELISBOA 2008

Por razões naturais de agenda, a informação dos filmes premiados no Indie Lisboa 2010 não estará incluída neste texto de agenda e será oportunamente divulgada logo após a edição do festival. No entanto, sejam quais forem as obras, o que poderemos garantir desde já é a manutenção da filosofia e da “imagem de marca” do festival: um programa de qualidade e capaz de alcançar públicos muito diversos.

É de ir!

No comments: