Tuesday, June 06, 2006

ONDE ESTARÁ O RAIO DO CONCERTO?

Um senhor meu conhecido, reformado da Crisal, encontrou-me hoje na rua e contou-me uma história que achei interessante aqui publicar. O referido senhor havia-me ouvido elogiar, aos microfones da Rádio Cister, o espectáculo da Capela Joanina apresentado na Sala do Capítulo do Mosteiro de Alcobaça na tarde do passado domingo. Vivendo na Bemposta, o meu amigo decidiu que havia de seguir o meu conselho e que nessa tarde havia de meter pés ao caminho, direito ao Mosteiro de Alcobaça. Assim o pensou e assim o fez. Só que, tal como hoje me contou: chegado ao Rossio não viu colocada qualquer indicação sobre o local do concerto e, encaminhando-se para o Mosteiro, andou numa autêntica roda viva entre a Ala Sul, a Ala Norte e a Nave Central do dito edifício, sem ter conseguido ver qualquer indicação e sem conseguir saber qual o caminho certo para o local do concerto. Acabou por desistir, ficando mesmo cheio de pena... E com mais pena ficou, depois de ontem à tarde ter ouvido o muito abonatório comentário crítico que fiz na mesmíssima emissora radiofónica sobre o mesmíssimo concerto...
Moral da história: não teria sido nada mau que a organização do Cistermúsica tivesse assinalado muito melhor os locais dos seus concertos pelas ruas e praças da cidade. a fim de que pessoas como o senhor cuja história aqui conto também lá tivessem podido estar...

4 comments:

Alcobacense said...

Infelizmente a sinalização de eventos e locais em Alcobaça é muito má. Casos como este deveriam ser bem assinalados e divulgados por toda a cidade. Vejam o exemplo do CCB com os seus elegantes outdoors informativos das actividades culturais do centro.

José Alberto Vasco said...

Alcobaça só tem realmente de aprender com os bons exemplos. Tal como tem sido feito é que não está bem e é também muito comum sermos abordados por automobilistas que se pretendem encaminhar para Nazaré, Caldas da Rainha ou Leiria e não encontram placas a indicar esses sentidos. Pode-se fazer mesmo muito melhor do que o que agora se faz!

José Alberto Vasco said...

Fui ontem à noite, à Batalha, assistir a um dos espectáculos do Festival Música em Leiria, inicialmente marcado para o Mosteiro de Santa Maria da Vitória. Atempadamente, o local do espectáculo teve de ser alterado, para o Auditório da Câmara Municipal da Batalha. O (muito) bom exemplo, neste caso, é o de aquela edilidade ter colocado um dos seus funcionários (devidamente identificado e assinalado) junto ao local inicialmente previsto para o concerto, a avisar as pessoas que para aí se dirigiam de que o local do espectáculo havia sido alterado, ensinando mesmo o caminho que as conduziria a esse local. Isto parece mesmo uma "Verdade de La Palice", mas a verdade é que noutros locais e noutras organizações estas coisas tão elementares não se verificam...

Skywatcher said...

Ouvi anteontem na Antena 2 um excerto de uma peça interpretada pelo Grupo Capella Joanina, e fiquei maravilhado.Tive muita pena de não ter sabido anteriormente do evento, pois tentaria estar presente. Gostaria que me informassem, se possível, sobre a existência de Cds com música do citado grupo vocal.