Monday, April 21, 2008

25 DE ABRIL/CONCURSO LITERÁRIO: 30 POEMAS PARA COMEMORAR A REVOLUÇÃO DOS CRAVOS

A PRIMEIRA PESSOA DO PLURAL

Existe. É património. Tem memória
que é colectiva no fundamental,
se bem que boicotada pela escória
dos dias, p'lo efémero da tal
'stridência vã de matéria irrisória
gritada, estentória, no jornal
da lide citadina e ruidosa
(sem poesia que valha à sua prosa)...

Pois tem seu paradeiro na ilusória
abstracção de si mesma, que afinal
coloca cada um na via inglória
de ser não sendo, por ser parcial,...
... é procurada viva, para a História,
a Primeira Pessoa do Plural -
- tão singular que é, tão mais que eu,
promessa em flor que Abril nos prometeu!

MADALENA HOMEM-CARDOSO

1 comment:

Madalinês said...

Exmo. Senhor:

Como não costumo "googlar-me" a mim mesma, mas hoje fi-lo por uma razão fortuita, calhou aperceber-me da inclusão neste "blog" de umas coisas que escrevi em tempos... Se bem me recordo, tratou-se de correspondência dirigida à Câmara Municipal de Alcobaça, no âmbito de um certame que descambou numa bizarra amnésia da edilidade para o facto de o ter publicitado e, dessa forma, induzido em erro os (pelos vistos, alguns) participantes... Desconheço como poderão ter chegado às suas mãos, mas mais estranho certamente será que tenha presumido poder dispor dos mesmos sem prévia autorização, ainda que informal, por mera questão de cortesia, já para não falar em propriedade intelectual ou Direitos de Autor. Não me refiro a retribuições pecuniárias, evidentemente, nem a qualidade dos textos teria mérito para tal. Refiro-me, isso sim, a que a exposição pública de ideias, textos ou outras produções artísticas, associadas ao nome de quem lhes deu forma, é uma decisão que pertence ao próprio. No presente caso, creio que se trata, em bom rigor, também de violação de correspondência, pois V. Exa. não se identifica como representante da (ou mandatado pela) Câmara Municipal de Alcobaça, entidade a que os textos publicados foram, há muitos anos, por mim remetidos, sem qualquer "feedback" posterior, aliás... Fico a aguardar resposta às questões suscitadas para este meu endereço de correio electrónico: madalenahc@gmail.com
Sem mais assunto, atentamente,

Madalena Homem Cardoso