Monday, April 21, 2008

3º ENCONTRO INTERNACIONAL LITERATURA EM VIAGEM, EM MATOSINHOS, NA BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA

3º Encontro Internacional
"Literatura em Viagem "
– Em torno da Palavra e da Viagem –

Biblioteca Municipal Florbela Espanca, Matosinhos
- De 19 a 23 de Abril de 2008 –

Viajar é quase sempre uma expedição dentro de nós próprios. A viagem assume-se assim, na maior parte das vezes, como uma das formas mais eficazes de auto-conhecimento – quer a vivida pela experiência física da deslocação a outros lugares, quer a vivida pela experiência imaginada como a que a literatura nos proporciona.
Como nos disse Jorge Luís Borges, "a literatura não é outra coisa além de um sonho dirigido". São as viagens pelos sonhos, que a literatura nos oferece, que nos propomos fazer entre os dias 19 e 23 de Abril de 2008, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca. Uma promoção da Câmara Municipal de Matosinhos que reunirá cerca de 50 personalidades oriundas dos quatro cantos do Mundo, na sua grande maioria ligadas à literatura, mas também à fotografia, à música, às artes plásticas e à ciência.
Ao longo destes dias, um vasto leque de iniciativas terá espaço e tempo, designadamente mesas-redondas, lançamentos de livros, exposições de fotografia e escultura, concertos e encontros de escritores nas escolas do concelho de Matosinhos e na Biblioteca Anexa de S. Mamede Infesta.
Deste modo, dar-se-á a abertura oficial do Literatura em Viagem no Sábado, dia 19, às 11h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos com uma conferência inaugural presidida por Maria Barroso.
Em seguida será apresentada a Itinerâncias – a revista oficial do Literatura em Viagem.
Esta revista pretende ser um espaço de reflexão e partilha de experiências cuja temática principal é a viagem. Esta primeira edição da Itinerâncias contará com textos inéditos Luís Sepúlveda, António Cabrita, Jorge Carlos Amaral de Oliveira, Mempo Giardinelli, Manuel Jorge Marmelo, João Paulo Cuenca, Victor Andresco, Ondjaki, entre outros.
Durante a tarde, pelas 15h, serão apresentadas as exposições de escultura, "Peregrinaçam", de Maria Leal da Costa e de fotografia, "Quatro Ventos, Setes Mares", de Pedro Mota e "Expo-total", de Daniel Mordzinsky. Às 16h00, na Galeria Municipal, "Viajar é perder países" dará o mote para a primeira mesa-redonda onde estarão à conversa Gonçalo Cadilhe, Pedro Mota, Isabel da Nóbrega e Jorge Sousa Braga. A mesa será moderada por Marcelo Correia Ribeiro. Mais tarde, às 18h00, iniciar-se-á uma conversa em torno do tema "África: os imaginários por descobrir", onde participarão os escritores António Cabrita, o moçambicano Luís Carlos Patraquim, o espanhol Victor Andresco e a cubana Karla Suarez. Como moderador estará o espanhol Carlos Quiroga.
Domingo, às 11h00, a música de "Todas as Manhãs do Mundo" (em torno de J.S. Bach, M.S. Colombe e J. Vermeer), pelo Ensemble Carl Orff, tomará conta do Salão Nobre da Câmara Municipal. A terceira mesa redonda, às 15h30, na Galeria Municipal, terá o tema "Orientes e Ocidentes: a Cultura". Desta, farão parte Cláudio Torres, o francês Christian Garcin, Fernando António Almeida e José Medeiros Ferreira. António Cabrita será o moderador. Pelas 17h00, será lançado o livro "Memórias de Notícias do Jornal", de Frederico Martins Mendes, com a presentação de Germano Silva – um livro editado pela Câmara Municipal de Matosinhos. Às 18h, "A viagem começa aqui". É este o tema da quarta mesa redonda, onde participarão Rui Reininho, John Lantigua (EUA), Rhys Hughes (País de Gales), Fernando Pinto do Amaral e José Carlos Vasconcelos como moderador. A terminar o dia, às 22h00, a música visitará mais uma vez o Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, num espectáculo intitulado "De Vitorino a Salomé", com Vitorino na voz, João Paulo Esteves da Silva no piano, C. Salomé na viola e Daniel Salomé no clarinete.
O dia 21, segunda-feira, começará às 10h30 com a oficina "Da escrita sem fitas à escrita das fitas", de António Cabrita, na Escola Secundária Augusto Gomes. À mesma hora, na Biblioteca Anexa de S. Mamede Infesta estará Cristina Valadas com a oficina "Do livro à ilustração". Às 15h, decorrerá na Biblioteca Municipal Florbela Espanca o lançamento do livro, "Retornados: um amor que nunca se esquece", de Júlio Magalhães que será apresentado por Manuel Serrão. Pelas 15h45, na Galeria Municipal, "A viagem do gosto" será o pretexto para quinta mesa redonda, com Francisco José Viegas, José Fajardo (Espanha), José Pedro Lima-Reis e Helena Vasconcelos como moderadora. Mais tarde, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, pelas 17h00, será lançado o livro, "Exploradores do Abismo", de Enrique Vila Matas, com apresentação de Nuno Júdice. Meia hora mais tarde o livro "O que resta de Deus: uma história de desencantos", de António M. Oliveira, será apresentado por João Paulo Menezes. A sexta mesa redonda, às 18h, com o tema "(Re)encontro-me viajando" contará com a presença de Enrique Vila Matas, Nuno Júdice, José Riço Direitinho, Tessa de Loo (Holanda) e terá Laurinda Alves como Moderadora.
O dia 22, domingo, despertará, às 10h30 na Escola Secundária Augusto Gomes com a oficina de António Cabrita "da escrita sem fitas à escrita das fitas" (2ª sessão). Pelas 15h00, serão apresentados na Biblioteca Municipal de Florbela Espanca os livros "Algumas notas para a história da alimentação em Portugal", de José Pedro Lima-Reis e "As Agruras de Beiraldo Alma", de Jorge Carlos Amaral de Oliveira. Mais tarde, pelas 15h45, decorrerá na Galeria Municipal, a sétima mesa redonda com o tema "Em perseguição do Sol", onde estarão presentes EBRawson (Argentina), Jorge Carlos Amaral de Oliveira, Cristina Ali Farah (Itália) e João Paulo Cuenca (Brasil). A mesa contará com a moderação de Vítor Quelhas. Pelas 17h15 serão lançados, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, os livros: "Tormentas de Mandrake e de Tintin no Congo", de António Cabrita e "Um património humano de Matosinhos – histórias de Mulheres e homens da Minha Terra", de Eunícia Salgadinho que será apresentado por Conceição Pires.
A longa viagem terminará na Galeria Municipal às 18h e contará com a presença de Mempo Giardinelli (Argentina), Adriana Lisboa (Brasil), José Luís Peixoto e contará com Manuel Sobrinho Simões como moderador. Estes terão "A viagem ou a inquietude da solidão" como questão de fundo para o debate.
O "Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor" é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Neste dia, para comemorar esta efeméride, serão promovidos encontros de escritores na Biblioteca Anexa de S. Mamede Infesta e nas escolas do concelho
Foi com o simples movimento de um pé que, em 2006, iniciámos a grande jornada, promovendo o primeiro Encontro Internacional Literatura Em Viagem. Em dois anos e duas edições do Literatura em Viagem arrepiámos caminho por trajectos encantadores acompanhados por personalidades como Mia Couto, Alexandre Quintanilha, Eduardo Lourenço, Siza Vieira, Eduardo Prado Coelho ou José Eduardo Agualusa, Germano Almeida, Mário Cláudio, Alcino Soutinho, José Carlos de Vasconcelos, Richard Zimler, Tabajara Ruas, Júlio Machado, Vaz Francisco José Viegas, Adolfo Garcia Ortega, Ondjaki, Sérgio Godinho, entre outros.
A confirmar o sucesso do Literatura em Viagem, estão as cerca 5000 pessoas que ao longo das duas últimas edições passaram pela Biblioteca Municipal Florbela Espanca, bem como o destaque dado por toda a comunicação social.
Em Matosinhos, a Cultura "move-se". O Literatura em Viagem é hoje um ex-libris da Cultura na região e no país, colocando definitivamente Matosinhos na rota dos principais eventos internacionais de literatura.
A entrada é livre e gratuita e um evento desta estirpe merece a melhor atenção!

No comments: