Tuesday, April 22, 2008

NAZARÉ, NÃO A TERRA MAS A MULHER- KATHARINA FRANCK E NUNO REBELO NA CULTURGEST

Culturgest - Lisboa · Quinta-Feira, 24 de Abril
21h30 · Grande Auditório· Duração 1h00 · 12 Euros (Jovens até aos 30 anos: 5 Euros. Preço único)
Nazaré, Não a Terra Mas a Mulher
Katharina Franck - Nuno Rebelo
"Fui convidada para escrever sobre a importância da Rádio. Lembrei-me logo do 25 de Abril. Eu tinha 10 anos e vivia em Lisboa. Numa visão muito pessoal desse momento histórico, quis afirmar que as nossas vidas pessoais, os nossos anseios e paixões, podem fazer parte da História.
Não é uma reflexão politicamente correcta acerca da revolução, não sou nem jornalista nem especialista em assuntos de política. Escrevi um relato apaixonado sobre este país e o seu povo, ainda que se possa pensar o contrário no início do texto.
Ficcionei parte da vida da Nazaré, que, à época, era a nossa empregada doméstica. Uma mulher forte, independente e culta.
A descrição da sociedade portuguesa da época é baseada nos relatos dos meus pais e num livro de Kurt Meyer Clason – então director do Goethe Institut. Vi, nos inestimáveis DVDs publicados pelo Público, documentários sobre o Portugal pré e pós-revolucionário. Citações de Sophia de Mello Breyner Andresen, António Lobo Antunes e Herberto Hélder marcam clivagens na vida de Nazaré.
Quis para o texto uma música especial. Nuno Rebelo não só é um amigo desde esses anos de adolescência, é também um dos poucos músicos experimentais de cujo trabalho gosto verdadeiramente. O seu som é quente e cheio, cheio de significado também, sempre lúdico e profundamente artístico sem se tornar pretensiosamente intelectual. Mal fala alemão, mas compreendeu imediatamente o significado e o meu estilo de narrativa, intuitivamente".
Katharina Franck

Katharina Franck (1963). Cresceu em Portugal e no Brasil. Vive em Berlim, Alemanha. Cantora e songwriter. Fundou a banda Rainbirds em 1986. Escritora de Spoken Popsongs desde 1996. Mais recente trabalho editado: First Take Second Skin // Skycap 2006. De momento, trabalha nos últimos retoques do seu próximo álbum de canções. Para mais informação e discografia detalhada, visite www.katharinafranck.de.

Nuno Rebelo (1960). Após um início de carreira nos anos 80 onde ganhou visibilidade como líder dos Mler Ife Dada, virou-‑se para as músicas experimentais e para a composição de música para coreografias, teatro e cinema. Foi o autor do hino da Expo 98 e é hoje reconhecido internacionalmente como um dos mais importantes guitarristas portugueses da música improvisada. Para mais informação, visite nuno-rebelo.blogspot.com.

Texto Katharina Franck
Tradução do alemão para português por João Bouza da Costa
Música Nuno Rebelo
Voz e guitarra acústica Katharina Franck
Guitarra portuguesa mutante, objectos amplificados, laptop, turning points Nuno Rebelo (turning points é uma instalação de Nuno Rebelo que tem sido apresentada noutros contextos com recurso a diferentes fontes sonoras)
Co-produção Culturgest / Antena 2
com o apoio do Goethe Institut

No início do espectáculo será projectado o filme
25 DE ABRIL – UMA AVENTURA PARA A DEMOKRACYA
um filme de Edgar Pêra

Filme sobre o Fascismo e o 25 de Abril em Portugal. Mais do que mostrar uma revolução militar procura-se mostrar a adesão popular ao Movimento.
Filme incluído no projecto pedagógico para alunos do secundário dirigido por Boaventura Sousa Santos. Montado a partir de material de arquivo, com especial destaque para material inédito em filme Super 8 de Luiz de Carvalho. Inclui também material inédito contemporâneo (manifestações por Timor, grafittis) rodado também em Super 8.

Kâmaras Super 8 Luiz Carvalho & Kino-Man
Arkivos Rtp/Exército
Pesquisa Ana Domingues & Manuel Rodrigues
Banda sonora GUE/Artur Cyanetto
Produção Centro de Documentação 25 Abril
Concepção-realização-montagem Edgar Pêra
Cópia final betacam sp
Duração 16´

O Nas Faldas da Serra aconselha... e muito!

No comments: