Tuesday, April 08, 2008

4ª FORMAÇÃO DE ORADORES DO PROJECTO EDUCAÇÃO LGBT

O Projecto Educação LGBT é um projecto da rede ex aequo – associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais, transgéneros e simpatizantes, actualmente apoiado pelo Instituto Português da Juventude, que teve início em 2005 com o apoio da Fundação Europeia da Juventude do Conselho da Europa, como projecto-piloto no programa de Educação para os Direitos Humanos. O projecto visa uma intervenção educacional através da disseminação de informação sobre os temas da homossexualidade, bissexualidade e transgenerismo entre professores, formadores de professores, professores estagiários, alunos do 3º ciclo do Ensino Básico, do Ensino Secundário e do Ensino Superior. Desde 2006 o projecto estendeu as suas acções para incluírem também como público-alvo pais, para além de professores e funcionários escolares, e a partir de 2007 contou com acções específicas para voluntários e profissionais que trabalhem com jovens. O projecto pretende fazer frente à desinformação e discriminação ainda vigente no campo da Educação em Portugal em relação a estes temas, que resultam na transmissão de informação incorrecta, preconceituosa e estereotipada, assim como num ambiente negativo para o dia-a-dia dos jovens LGBT ou com dúvidas, quer em casa ou na rua, mas especialmente no espaço escolar. O impacto deste tipo de contexto é em muitos destes jovens a depressão ou a ideação e tentativa de suicídio, entre outras situações negativas, tais como agressões verbais ou até mesmo físicas e perseguições da parte de elementos da comunidade educativa. Desde o início da sua actividade, o projecto tem vindo a realizar debates em estabelecimentos de ensino em Portugal e a distribuir uma brochura para professores e profissionais ligados à educação intitulada Educar para a Diversidade: Um Guia para Professores sobre Orientação Sexual e Identidade de Género e uma brochura para alunos intitulada Perguntas e Respostas Sobre Orientação Sexual e Identidade de Género, materiais produzidos com o objectivo de educar contra a discriminação a pessoas LGBT.
Em 2008, o Projecto Educação pretende novamente reforçar a sua equipa de oradores para participar nos debates em estabelecimentos de ensino. Assim, estão abertas candidaturas para a próxima formação de jovens oradores a realizar-se em Lisboa, entre os próximos dias 18 e 20 de Abril. Procuram-se jovens de todo o país, com mais de 18 anos e boas capacidades comunicativas, interessados não só em dar o seu testemunho, mas também dispostos a receber formação para serem oradores sobre a temática LGBT. Os interessados em participar deverão preencher o
formulário de candidatura e seguir as indicações que constam no documento. O prazo de candidatura termina a 12 de Abril de 2008. Quem tiver questões ou dúvidas a colocar, poderá fazê-lo através do email educacao@ex-aequo.web.pt ou do número 96 813 58 77. Os mais interesados poderão encontrar mais informação sobre o projecto em http://www.ex-aequo.web.pt/projectoeducacao.html.

No comments: