Monday, April 07, 2008

BIR PROMOVE 11º FESTIVAL DE JAZZ DE VALADO DOS FRADES

O Festival de Jazz de Valado dos Frades vai regressar à sala que o viu nascer, agora totalmente renovada. De 10 a 19 de Abril, a Biblioteca de Instrução e Recreio de Valado dos Frades abre as portas a um cartaz com sete espectáculos de elevada qualidade, desde nomes consagrados do jazz internacional ao melhor da música produzida no nosso País, sem esquecer as escolas. De acordo com Adelino Mota, director artístico do evento, a 11ª edição do Festival de Jazz de Valado dos Frades apresenta «um programa diversificado, com várias tendências».
O Quinteto de Jazz de Lisboa coloca alta a fasquia, logo na primeira noite do festival. Com uma sonoridade única, este projecto aposta na fusão do jazz com a música de raiz popular portuguesa e o fado. Miguel Martins, Carlos Barretto e José Salgueiro regressam à Nazaré, na sexta-feira, 11, depois de terem apresentado o seu álbum “Kaleidoscópio” no último Verão, no “Jazz no Mar Alto”. Trata-se de um projecto com temas originais na onda do free jazz, com influências do rock, da música electrónica e jazz experimental de vanguarda. José Salgueiro volta ao palco da BIR na noite seguinte, agora como convidado de Carlos Bica, que traz ainda consigo Mário Delgado, na guitarra, e João Paulo Esteves da Silva, no piano. No domingo, pelas 17 horas, actua o Combo da Academia Municipal das Artes da Nazaré, criado para representar esta escola na Festa do Jazz do São Luiz, com um repertório baseado nos standards clássicos de jazz. No dia 17, sobe ao palco da BIR o European Tuba Trio, composto por Anthony Caillet, Sérgio Carolino e François Thuillier, acompanhados pela Big Band da ESMAE, dirigida por Paulo Perfeito. A voz ímpar de Doris Cales, que já passou por estilos tão diferentes como o pop ou o R&B, promete encantar o público na sexta-feira, dia 18; e, na noite seguinte, o festival encerra com chave de ouro, com o projecto “Triphasic”, um trio que oferece um concerto peculiar em que os elementos electrónicos se misturam com o jazz, criando novas sonoridades.
Os concertos decorrerão na renovada sede da Biblioteca de Instrução e Recreio, na Rua Prof. Xavier Coelho, 31, a partir das 22 horas, com excepção do espectáculo de domingo, dia 13. O 11º Festival de Jazz de Valado dos Frades tem o apoio da Direcção-Geral das Artes, da Câmara Municipal da Nazaré e da Junta de Freguesia de Valado dos Frades. E é também aconselhado por este blogue!

No comments: