Tuesday, April 08, 2008

COMUNICADO DA COMISSÃO CONCELHIA DE ALCOBAÇA DO PCP APELA À LUTA E À SOLIDARIEDADE

Esta postagem divulga integralmente um recente comunicado da Comissão Concelhia de Alcobaça do Partido Comunista Português, em que se chama a atenção para gravíssimos problemas laborais e sociais que ultimamente têm surgido no concelho de Alcobaça:

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS
COMISSÃO CONCELHIA de ALCOBAÇA

Tempos de Luta!
- e de Solidariedade!

Os trabalhadores da Cristalaria e da Cerâmica no concelho de Alcobaça, têm sido confrontados por estes dias com várias formas de pressão para os submeter ainda mais à chantagem patronal do “tudo ou nada”, isto é, abdicarem dos seus direitos em troca de ainda piores condições de trabalho, conforme exigência da CIP aos sucessivos governos do Bloco Central PS/PSD/CDS.
É o caso dos trabalhadores da Atlantis, que com grande espírito de unidade, desenvolvem uma greve parcial que já vai na 2ª semana, em resposta à provocação da administração que propôs ao Sindicato dos Vidreiros um “novo” contrato de trabalho que, a ser aceite, retiraria a quase totalidade dos direitos conquistados depois de 25deAbril de 1974. Saudamos tal resistência, e manifestamos a nossa total solidariedade com a vossa luta.
Também os trabalhadores da “Raul da Bernarda” atravessam dias de grande instabilidade laboral, confrontando-se com uma cortina de silêncio por parte da administração, que por sua vez vai publicando notícias avulsas que só adensam as preocupações de quem lá trabalha.
Também aqui os trabalhadores procuram manter-se unidos, pois só em unidade poderão lutar pelos seus direitos.
Entretanto vão surgindo boatos que, a confirmarem-se, põem em causa a gestão da empresa nos últimos anos.
Daí que nos preocupe a hipotética compra do “Museu Raul da Bernarda” por parte da Câmara Municipal, sem que antes se saiba qual o valor e destino das verbas envolvidas.
Só é possível discutir a legitimidade deste negócio se for para garantir a totalidade dos postos de trabalho da empresa.
Para todos vós, também a nossa total solidariedade.
Continuem unidos, é na união que está a vossa força.

QUEM LUTA NEM SEMPRE GANHA,
MAS QUEM NÃO LUTA PERDE SEMPRE!


Alcobaça, 3 de Abril de 2008
A Comissão Concelhia de Alcobaça do PCP

No comments: