Tuesday, June 10, 2008

AMBIENTUDO LANÇA EXCELENTES DICAS EM DOCUMENTO POUPAR COMBUSTÍVEL - PROTEGER O AMBIENTE

O Ambientudo, site dedicado ao ambiente, à ecologia e ao desenvolvimento custentável, com espaço para eco-conselhos, apresentações, testes, curiosidades, dias do ambiente, jogos e muitos links para outros sites, disponibilizou-nos recentemente um documento intitulado Poupar Combustível-Proteger o Ambiente, com uma série de acutilantes dicas sobre o assunto. Leiam e não deixem de seguir esses procedimentos. O nosso futuro agradece, e muito!
Em 2002, o Ambientudo alertou para a necessidade de usar de forma inteligente as viaturas para poupar combustível e proteger o ambiente:
“50. VIATURA – A implementação de soluções normativas, organizativas, legislativas e tecnológicas, permitirá conceber um novo automóvel; mais exigente na salvaguarda do Ambiente, desde a escolha dos materiais e das tecnologias de fabrico, à reciclabilidade da quase totalidade dos seus componentes. Mas isto será o futuro... E a sua actual viatura? Costuma fazer uma condução calma? Evite as acelerações e/ou as travagens bruscas. Aumente assim a segurança e diminua o consumo de combustível do seu automóvel. Mande afinar o motor... No poupar é que está o ganho! Leia o manual do utilizador e vai concluir que afinal não sabe tudo. Partilhe a viatura com outras pessoas... ou melhor, opte pelos transportes colectivos... Ou então esqueça algumas vezes o automóvel e vá a pé ou de bicicleta!....”
Estamos em 2008 e parece que agora todos nos começamos a preocupar. Infelizmente não tanto por razões ECOlógicas mas por força de motivos ECOnómicos. Ao falarmos em poupar nos combustíveis convém referir que não basta comprar barato (ou mais barato). Para tal o site www.maisgasolina.com dá uma grande ajuda! Mas a maior ou melhor poupança obtém-se com uma utilização mais eficiente, inteligente e ambientalmente correcta.
Após visitar alguns sites transcrevem-se algumas ideias (simples e boas) que nos apresentam para poupar nos combustíveis e proteger o planeta.
10 dicas para ajudá-lo a conduzir de forma mais eficiente-
1. Mantenha o veículo bem afinado e verifique o nível do óleo regularmente. Os veículos bem afinados funcionam de forma mais eficiente e ajudam a reduzir as emissões de CO2.
2. Verifique a pressão dos pneus todos os meses. Os pneus com pressão inferior à indicada contribuem para um aumento do consumo de combustível até 4%*.
3. Retire carga desnecessária do porta-bagagens e assentos traseiros. Quanto mais pesado estiver o veículo, mais esforço tem o motor de fazer e mais combustível consome.
4. Feche as janelas, especialmente a velocidades mais elevadas, e retire malas de tejadilho vazias. Vai reduzir a resistência ao vento, e o consumo de combustível e as emissões de CO2 podem baixar até 10%**.
5. Utilize o ar condicionado apenas quando necessário. A utilização desnecessária aumenta o consumo de combustível e as emissões de CO2 em até 5%**.
6. Comece a conduzir logo após ligar o motor e desligue-o quando estiver parado por mais de um minuto. Os motores modernos estão desenhados para serem mais eficientes quando o veículo começa logo a andar, reduzindo o consumo de combustível.
7. Conduza a velocidades razoáveis e, acima de tudo, conduza suavemente. Sempre que acelera ou trava subitamente, o motor gasta mais combustível e produz mais CO2.
8. Ao acelerar, nos veículos de caixa manual, mude de mudança o mais cedo possível. As mudanças mais elevadas são mais económicas em termos de consumo de combustível**.
9. Tente antecipar o fluxo de trânsito. Olhe para a frente, o mais longe possível, para evitar paragens e arranques desnecessários.
10. Considere a partilha de automóvel para trabalho ou lazer. Vai ajudar a reduzir os congestionamentos de trânsito e o consumo de combustível.
* Agência Internacional de Energia
** Comissão Europeia
Também no site da DECO (Defesa do Consumidor) podemos encontrar estas DICAS PARA POUPAR O AMBIENTE
Para ser mais ecológico e poupar no combustível, siga os nossos [da DECO] conselhos.
1. Não force o carro. Se as rotações por minuto aumentarem, mude para a velocidade acima.
2. Acelere lentamente.
3. Mantenha a distância, para evitar travagens bruscas.
4. Quando tiver um semáforo fechado a alguma distância, não acelere para travar em cima. Abrande, para que possa acelerar de novo quando abrir.
5. Mude de velocidade quando o contador de rotações o indicar. Poderá, assim, conduzir mais suavemente.
6. Faça as manutenções periódicas ao seu automóvel.
7. Verifique a pressão dos pneus com regularidade.
8. Retire objectos desnecessários da bagageira. O consumo aumenta 7% por cada 100 kg a mais.
Já ouviu falar de “Carpooling”? É a partilha do seu carro com inerentes reduções de custos e de trânsito. Então aceda a www.carpool.com.pt ou a www.deboleia.com .
Também há quem refira a utilização de aditivos ou economizadores de combustível para poupar e proteger (pesquise na internet por “fuel saver”). Muito vai encontrar mas infelizmente com muita informação contraditória à mistura. Assunto que deve ser esclarecido e equipamentos que deverão ser testados por entidade competente e idónea.
Em 5 de Junho comemorou-se o Dia Mundial do Ambiente. Poupando combustíveis estamos a poupar energia, a reduzir as emissões de CO2 e a proteger o Planeta Terra. Faça a sua parte. Eu já fiz a minha! Que todos façamos a nossa! Já!

No comments: