Monday, June 09, 2008

FORAM ANUNCIADOS OS VENCEDORES DO PRADBA 2007. O 1º PRÉMIO FOI (MUITO MERECIDAMENTE) PARA A ESCULTURA ORAÇÃO, DE JOSÉ RIBEIRO ANTUNES

No passado sábado, 7 de Junho, data em que o Bazar das Monjas comemorou o seu 4º aniversário, aconteceu em Cós a cerimónia de entrega dos prémios PRADBA 2007. Aqui fica a lista final dos vencedores dos Troféus e Prémios daquele histórico evento, recordando-se ainda que um dos inesquecíveis momentos daquela cerimónia foi a estreia mundial da magnífica composição musical electrónica especialmente criada para o PRADBA por Osvaldo Fernandes e Claude Mateus, sob o título Simplex Oratio. E os premiados foram:
1º Prémio PRADBA 2007
José Ribeiro Antunes, “Oração” (Escultura)
2º Prémio PRADBA 2007
O Júri decidiu maioritariamente a não atribuição deste prémio.
3º Prémio PRADBA 2007
Paulo Ascenso Mateus, “Mosteiro de Cós e Um Rio” (Escultura)
1º Menção Honrosa PRADBA 2007
André Mesquita de Sousa Ferreira Valverde, “Redescobrir Cós” (Vídeo)
2º Menção Honrosa PRADBA 2007
Ricardo António Domingues de Campos, “Homo Credens” (Pintura)
Troféus Madalena Metelo PRADBA 2007
Melhor trabalho na Categoria de Vídeo: André Mesquita de Sousa Ferreira Valverde
Melhor trabalho na Categoria de Escultura: José Ribeiro Antunes
Melhor trabalho na Categoria de Desenho: Sérgio da Costa Cardina
Melhor trabalho na Categoria de Texto Literário: Marlene Correia Ferraz
Melhor trabalho na Categoria de Ensaio: Maria Hortense Martins Nunes
Melhor trabalho na Categoria de Pintura: Ricardo António Domingues de Campos
Melhor trabalho na Categoria de Fotografia: Nelson Mateus Fernandes
E aqui fica também o currículo do grande vencedor do PRADBA 2007, bem como a análise da sua belíssima produção artística que lhe proporcionou aquele merecido prémio:
José Ribeiro Antunes - nota biográfica: José Ribeiro Antunes nasceu em Montes, freguesia de Montes, concelho de Alcobaça, a 17 de Fevereiro de 1961. Começou a desenhar com cerca de cinco anos de idade, por influência de seu tio, Luís Bonifácio Antunes (1927-1972), talentoso escritor e brilhante jornalista alcobacense. José Antunes nunca deixou desde então de desenhar, sendo o desenho a lápis de grafite uma das técnicas em que se especializou. Participou em diversas exposições individuais e colectivas, tendo sido responsável pela rubrica “Desenhos e Caricaturas de Antunes”, publicada ininterruptamente no quinzenário O Alcoa ao longo dos anos de 2000 e 2001. José Antunes trabalha há 26 anos na fábrica de porcelanas SPAL, S.A. onde actualmente exerce as funções de modelador.
Sobre a escultura Oração, de José Ribeiro Antunes: “Quando vi a peça premiada pela primeira vez deram-me um espelho para que eu pudesse visualizá-la em toda a sua extensão, por todos os seus ângulos, para que não me escapasse nenhum pormenor. Mas não senti necessidade de usar o espelho. Isto porque a primeira sensação que tive quando vi a peça era que seria a vencedora. Não só pela sua aparente magnitude e estrutura mas sobretudo pelo diálogo que a peça criou imediatamente comigo. Isto é, não só pelo seu aspecto visual, mas muito porque me obrigou a olhá-la e a pensar sobre ela. E é este aspecto que eu gostaria de realçar: a capacidade que cada obra de arte tem de dialogar com o espectador, de lhe transmitir sensações, boas ou más, agradáveis ou incomodativas, mas de nos pôr a questionar o que vemos, de nos posicionar a tentar interpretá-la sob os nossos próprios padrões. Sendo este um prémio artístico, não poderíamos deixar de parte o factor criatividade com que o tema a concurso – a freguesia de Cós – fosse abordado. Não queríamos só que nos provassem o saber fazer, mas também que nos mostrassemo fazer pensar, o fazer sonhar. Que nos provassem que tinham a capacidade de saber interpretar o tema mas que podiam ser totalmente livres na sua forma criativa. Que cada um de nós possa fazer a sua interpretação; que cada um de nós dialogue com a peça de forma diferente, que depolete discussão, que nos provoque diferentes emoções. É o meu apelo a todos os espectadores hoje aqui presentes. Muitos parabéns ao autor!”
Catarina Mateus, Membro do Júri PRADBA 2007
Muitos parabéns ao Bazar das Monjas de Coz pela fundação deste evento e venha então a próxima edição do Prémio de Revelação Artística D. Benta de Aguiar! Cós merece!

No comments: