-Festival Música Viva 2008-
Sábado, 27 de Setembro – Centro Cultural de Belém
15h30 – Sala de Ensaio -2€
Contos Contados... Cantados com Som
concepção: Paula Azguime
concepção: Paula Azguime
selecção e adaptação das histórias: Ágata Mandillo
interpretação: Rosinda Costa, Ana Mandillo, Ágata Mandillodifusão sonora e electrónica: Simão Costatécnica: Miso Studio
Uma Mesa é uma Mesa. Será? **música de José Luís Ferreira / história de Isabel Martins(encomenda da Miso Music Portugal)
Uma Mesa é uma Mesa. Será? **música de José Luís Ferreira / história de Isabel Martins(encomenda da Miso Music Portugal)
A menina dos olhos de chuva **música de Ângela Lopes / história de Anne Lauricella (encomenda da Miso Music Portugal)
A Velha e o Ladrão **música de Sérgio Pelágio / história de António Torrado (encomenda da Miso Music Portugal)
Nuno e os Monstros **música de Isabel Soveral / história de Ágata Mandillo (encomenda da Miso Music Portugal)
18h00 – Hall de entrada – Bengaleiro Norte -
entrada livre
"π_ano [4x]"
piano e composição: Simão Costa
π_ano é uma performance para piano solo, electrónica ao vivo e em tempo-real. π (pi), 3.14159 é uma referência, simultaneamente constante e irracional o π acelera os conceitos de fronteira; limite entre acústico - electrónico numa proposta de fusão de mundos sónicos prescutando encontros e poéticas partilhadas. O projecto π_ano dá corpo à formalização de um meta-piano em que o som real e o imaginário se misturam, desfiando uma linha de continuidade evolutiva para um instrumento com longo percurso histórico. O piano, paradigma tecnológico da era mecânica de ontem fundido com ferramentas digitais contemporâneas. Desde 2006 Simão Costa desenvolve ferramentas informáticas Max/Msp/Jitter, transformando ferramentas em instrumentos e instrumentos em conteúdos. Tem-se apresentado regularmente nesta condição de Luttier digital, compositor e pianista em "concertos π_ano" em Portugal e no estrangeiro.π_ano[4x] é uma encomenda d Miso Music Portugal Portugal para [4x], a saber: 2 pianos X 2 pianistas. 1 piano acústico x 1 piano virtual x 1 pianista virtual x 1 pianista natural + espacialização sonora em [4x] canais áudio. Neste particular 2 pianos Yamaha, pioneiros em matéria de propostas de linhagem evolutiva com integração de novas tecnologias: o disklavier (1987) e o novíssimo Modus F11, conhecidos por poderem tocar sozinhos, como que por magia.É assim que 1 pianista encara 2 pianos e seu duplo, pianista virtual. O computador surge como ferramentas de destaque pondo em marcha a coreografia sincronizada entre o pianista "natural" e o outro piano que toca sozinho movido pelo invisível.Imitação, polifonia, transmutação, interactividade e reactividade em destaque neste π_ano[4x] de Simão Costa.
piano e composição: Simão Costa
π_ano é uma performance para piano solo, electrónica ao vivo e em tempo-real. π (pi), 3.14159 é uma referência, simultaneamente constante e irracional o π acelera os conceitos de fronteira; limite entre acústico - electrónico numa proposta de fusão de mundos sónicos prescutando encontros e poéticas partilhadas. O projecto π_ano dá corpo à formalização de um meta-piano em que o som real e o imaginário se misturam, desfiando uma linha de continuidade evolutiva para um instrumento com longo percurso histórico. O piano, paradigma tecnológico da era mecânica de ontem fundido com ferramentas digitais contemporâneas. Desde 2006 Simão Costa desenvolve ferramentas informáticas Max/Msp/Jitter, transformando ferramentas em instrumentos e instrumentos em conteúdos. Tem-se apresentado regularmente nesta condição de Luttier digital, compositor e pianista em "concertos π_ano" em Portugal e no estrangeiro.π_ano[4x] é uma encomenda d Miso Music Portugal Portugal para [4x], a saber: 2 pianos X 2 pianistas. 1 piano acústico x 1 piano virtual x 1 pianista virtual x 1 pianista natural + espacialização sonora em [4x] canais áudio. Neste particular 2 pianos Yamaha, pioneiros em matéria de propostas de linhagem evolutiva com integração de novas tecnologias: o disklavier (1987) e o novíssimo Modus F11, conhecidos por poderem tocar sozinhos, como que por magia.É assim que 1 pianista encara 2 pianos e seu duplo, pianista virtual. O computador surge como ferramentas de destaque pondo em marcha a coreografia sincronizada entre o pianista "natural" e o outro piano que toca sozinho movido pelo invisível.Imitação, polifonia, transmutação, interactividade e reactividade em destaque neste π_ano[4x] de Simão Costa.
21h00 – Sala Luís de Freitas Branco - 10 € e 6€ para menores de 30 anos
Smith Quartet
“Circuits”
violino: Ian Humphries
Smith Quartet
“Circuits”
violino: Ian Humphries
violino: Darragh Morgan
viola: Nick Pendlebury
violoncelo: Deirdre Cooper
assistente informático-musical: Jean-Marc Sullontécnica: Miso Studio
Pedro Rebelo - Shadow quartet * (encomenda da Miso Music Portugal)
Pedro Rebelo - Shadow quartet * (encomenda da Miso Music Portugal)
Carlos Caires - Horizon * (encomenda da Miso Music Portugal)
João Pedro Oliveira - Labirinto
Pedro Amaral - Pagina Postica * (encomenda da Miso Music Portugal)
Miguel Azguime - Paraìtre Parmi *
Steve Reich - Triple Quartet *
O encerramento do Festival cabe ao Smith Quartet que interpretará um programa quase exclusivamente português, concluindo-se com Steve Reich, um dos mais emblemáticos compositores da contemporaneidade musical.O Smith Quartet é um dos ensembles de topo no panorama da música contemporânea a nível internacional. Apresentam um programa quase inteiramente português, com obras que têm circulado pela Europa no âmbito do projecto Circuits que a Miso Music Portugal desenvolveu em colaboração com o British Council, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Instituto Camões, no sentido de dar a conhecer a música portuguesa além fronteiras.Este projecto, que já foi apresentado em Paris, Vilnius, Madrid, Belfast, Dublin, Oxford e Berlim, tem finalmente a sua estreia em Portugal para apresentar seis obras que propõem diferentes caminhos para as relações do quarteto de cordas tradicional com os meios electrónicos.
O encerramento do Festival cabe ao Smith Quartet que interpretará um programa quase exclusivamente português, concluindo-se com Steve Reich, um dos mais emblemáticos compositores da contemporaneidade musical.O Smith Quartet é um dos ensembles de topo no panorama da música contemporânea a nível internacional. Apresentam um programa quase inteiramente português, com obras que têm circulado pela Europa no âmbito do projecto Circuits que a Miso Music Portugal desenvolveu em colaboração com o British Council, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Instituto Camões, no sentido de dar a conhecer a música portuguesa além fronteiras.Este projecto, que já foi apresentado em Paris, Vilnius, Madrid, Belfast, Dublin, Oxford e Berlim, tem finalmente a sua estreia em Portugal para apresentar seis obras que propõem diferentes caminhos para as relações do quarteto de cordas tradicional com os meios electrónicos.
Aproveitemos condignamente este final do Música Viva 2008, sabendo também que o imprescindível evento continua no próximo ano!
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