Monday, March 09, 2009

LAUREL LEAR EXPÕE EM CASTANHEIRA DE PERA, NA CASA DO TEMPO

Com mais de quarenta anos consagrados à actividade artística, Laurel Lear encontrou na escultura e no desenho os meios ideais para criar um trabalho particular. A sua vasta experiência, permite-lhe materializar na arte aquilo que vê e as suas criações nascem do encadear de uma sucessão de pensamentos absorvidos do mundo circundante. Os sentimentos da artista reavivam-se através do esculpir dos volumes e do esboçar dos traços e, com base na sua técnica e nos seus sentidos, Laurel Lear faz irromper na madeira e no papel um conjunto de lembranças, fantasias e emoções que fazem parte da sua memória. Na prática, as suas composições acabam por ser dominadas pela figura humana e o percurso de Laurel mantém-se fiel a uma linguagem que a artista vai trabalhando de forma coerente e que define a sua identidade artística. O discurso plástico de Laurel Lear revela-se no recorte das formas ou no traçado da linha e, os seus trabalhos impressionam-nos, na sua maioria, pela expressividade que emanam. A sua arte orquestra um dinamismo e um pormenor que não nos deixa indiferente e, um olhar atento, mostra-nos que esta é, seguramente, uma exposição que merece ser apreciada na Casa do Tempo, nomeadamente de Terça a Sexta das 12h00 às 19h00 e Fins-de-Semana ou Feriados das 10h00 às 13h00 – 14h00 às 18h00, a partir de terça-feira, 10 de Março.
-Laurel Lear-
Com uma intensa carreira no domínio da escultura, Laurel Lear iniciou-se no meio artístico em 1968. Foi nesse ano que começou a trabalhar com o escultor Larry Griffis e, os conhecimentos adquiridos ao nível da escultura e do desenho, levaram-na, num passo seguinte, a frequentar o Maryland Institute College of Art. Mais tarde, em 1979, Laurel muda-se para a Costa Oeste dos Estados Unidos e aí completa os seus estudos com um mestrado em Estudos de Escultura e Design em Metal. Detendo já uma formação académica sólida, Laurel Lear entende também que é chegado o momento de partir em busca de outras perspectivas e, durante uma das suas viagens pelo mundo, acaba por encontrar em Portugal uma nova fonte de inspiração. Há alguns anos transferiu a sua residência para o concelho de Castanheira de Pera e é em terras castanheirenses que, dia após dia, procura dar continuidade a um projecto artístico no qual a escultura e o desenho andam de mãos dadas.Trabalhando com o carvalho, a nogueira ou a cerejeira, Laurel tornou-se uma grande intérprete do entalhe em madeira e, após quarenta anos de dedicação à arte, continua a ter necessidade de transformar a matéria bruta em composições cheias de movimento, detalhe e expressão. A volumetria alcançada na escultura ou o registo firme proporcionado pelo desenho permitem-lhe desenvolver um trabalho de persistência cuidada. Depurando os contornos do corpo humano ou os pormenores de uma paisagem, Laurel constrói composições que expressam pensamentos ou fantasias que habitam as zonas mais profundas do seu inconsciente e que formalizam um universo criativo marcante, surpreendente e pleno de impacto visual, universo esse que, em última análise, distingue também a sua arte no panorama actual.
A Casa do Tempo ( Rua Dr José Fernandes de Carvalho) é um espaço cultural com galeria de exposições temporárias e sala de exposição dedicada ao jornal O Castanheirense. É propriedade da Câmara Municipal de Castanheira de Pera, sendo gerida pela Prazilândia.
É de visitar!

No comments: