Tuesday, May 15, 2007

FALAR DE BLOGUES APRESENTA TERCEIRA SESSÃO NA QUINTA-FEIRA, 17 DE MAIO

Continua a decorrer o evento Falar de Blogues, organizado por José Carlos Abrantes e pela Livraria Almedina do Atrium Saldanha, em Lisboa. A terceira sessão desse evento decorrerá na próxima quinta-feira, 17 de Maio, a partir das 19 horas, tendo como tema Falar de Blogues Com Cronistas. O ponto de partida será a questão "Há cronistas que têm blogues. Porquê? O que acrescenta o blogue à crónica na imprenas e ao comentário na televisão?". Para dissertar e responder sobre o assunto estarão presentes os bloguers/cronistas José Pacheco Pereira (blogue Abrupto), José Medeiros Ferreira (blogue Bicho Carpinteiro), Carla Quevedo (blogue Bomba Inteligente) e Fernanda Câncio (blogue Glória Fácil). Deve valer a pena!

4 comments:

VR said...

Porqie giquei triste com o que li no "comentar a nossa terra", Deixei este post no Blog da Lucua Duarte:

Cara Lúcia Duarte,

Julgo que o mais importante deste encontro foi precisamente o de nos conhecermos e de trocarmos ideias sobre a blogosfera alcobacense e outra. Considero que esse objectivo foi plenamente alcançado. O empenhamento do José Alberto Vasco foi notável e merece todo o nosso respeito. Ter conseguido o espaço da Escola Adães Bermudes, e uma hora de emissão na Rádio Cister sobre o tema nãosão coisas de menor importância. Ele fê-lo por todos nós, e não reconhecer isso seria uma terrível injustiça Agora penso que o mais importante era mesmo mantermo-nos unidos, em vez de procurarmos pontos de possível clivagem (por exemplo essa ridícula questão da paternidade da ideia...). Um segundo encontro é uma ideia que desde já abraço. Porque não aproveitando o magnífico auditório do Armazém das Artes e "abusando" da enorme disponibilidade do José Aurélio e da Fundação que gere o espaço? Disponibilizo-me desde já para tratar do que for necessário, e proponho para a organização os nossos amigos José Alberto Vasco e António Delgado. Proponho ainda que o programa seja amplamente debatido até ao seu anúncio público. E que inclua a presença de doisb ou três bloggers nacionais de grande audiência (o Pacheco Pereira, o Carlos Abreu Amorim e o meu amigo José Adelino Maltez seriam pessoas convidáveis e abertas a participar).O que acha?

Valdemar Rodrigues

VR said...

Resumindo: Achei lamentável e verdadeiramente deslocado e desajustado a post da Lúcia Duarte...

Alcobacense said...

Tb fiquei triste com o que li.
Da minha parte gostei bastante a acho que para um primeiro encontro correu mesmo muito bem.
Tudo devido ao grande empenho do JAVasco e à boa organização.

Gostei tb muito do posto do VR deixado no Comentar a Nossa Terra.

José Alberto Vasco said...

Agradeço ao Valdemar e ao Mário o apoio e a solidariedade dos seus comentários. Efectivamente, tenho a clara noção de que no passado sábado houve três posicionamentos diferentes no que respeita ao bem sucedido encontro de bloguers alcobacenses então realizado. Houve quem lá estivesse com os dois pés (como foi o meu caso, o vosso e o de mais um animado grupo de bloguers locais e de visitantes do encontro, houvesse que não tivesse lá posto os pés (segundo o que me disseram, apenas por razões de indisponibilidade nesse dia) e houve quem lá tivesse estado com um pé dentro e outro fora (o que para mim também é aceitável, até certo ponto). A única coisa que tenho neste caso a lamentar é que uma pessoa que pouco mais de meia-hora lá esteve, a Lúcia Duarte, se esteja a pronunciar publicamente contra o modo como aquele encontro foi preparadon e contra o modo como decorreu. Quanto a este último, é claro que sua posição é incorrecta e pouco imformada, dado que ela não esteve lá durante a maior parte do encontro. Quanto ao modo como o mesmo foi preparado, é curioso que tendo ela, tal como todos os outros, sido durante quase um mês informada sobre tudo o respeitava ao encontro, nunca tenha proposto o que agora tem escrito que ele não foi... Curiosamente, ela mesma assinou uma notícia publicada no quinzenário O Alcoa dois dias antes daquele encontro, onde além de escrever que ele era "uma belíssima e oportuna iniciativa" não deixava de referir que era um "encontro" entre "os que já postam", "aberto a toda a comunidade", que tentaria "incentivar outros a entrar na nossa blogosfera". Se a Lúcia tinha ou defendia outras ideias sobre aquele encontro nunca mas comunicou atè àquela data, nem durante os momentos em que lá esteve. Da minha parte, não me interessa fomentar guerras sobre o assunto, pois o meu interesse fundamental pela blogosfera é o de intervir culturalmente e passar bons momentos diante do meu computador, não deixando de me divertir. É claro que quando organizo alguma coisa o tento fazer com o maior empenho e sinceridade possíveis, que foi o que agora fiz. Se alguém não o compreendeu, o problema até nem é meu...