Wednesday, June 27, 2007

COLÓQUIO 7 RAZÕES PARA VOTAR (NO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA!) ASSINALA O PRÓXIMO SÁBADO EM ALCOBAÇA

O próximo sábado, 30 de Junho, ficará assinalado pelo colóquio 7 Razões Para Votar, que se iniciará às 14 e 30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, onde decorrerá. O objectivo de fundo desse colóquio será o de chamar novamente a atenção para a decorrente votação do concurso 7 Maravilhas de Portugal, em que o Mosteiro de Alcobaça é um dos candidatos. Junto divulgamos o programa e o nome dos oradores que irão estar presentes no Colóquio "7 Razões para Votar", recordando que no mesmo dia o mágico Luís de Matos irá efectuar uma visita guiada ao Mosteiro de Alcobaça, incluída nesse evento:

14h30
José Gonçalves Sapinho, Presidente da Câmara de Alcobaça
Joaquim Veríssimo Serrão, Presidente Honorário da Academia Portuguesa de História
Título: O Mosteiro de Alcobaça no contexto da Fundação de Portugal

Rui Rasquilho, Director do Mosteiro de Alcobaça
Título: O Espírito de Cister
Os Cistercienses orientam a sua vida pela contemplação e sem este exercício nada teria sentido no cumprimento da regra cujo objectivo é ajudar o homem na sua totalidade. Corpo, Alma e Espírito.

Luís Rosa, Gestor e Escritor
Título: Importância estratégica do Mosteiro no desenvolvimento da História de Portugal
O Mosteiro de Alcobaça cruza-se com toda a evolução da História Portuguesa, da fundação a Aljubarrota, da Restauração às guerras Liberais, da evolução cultural à modernidade promocional e turística. Só ele tinha capacidade económica para abastecer um exército e fê-lo interventivamente com consequências globais. A
arquitectura, a expansão agrária, o desenvolvimento social, a historiografia, o esplendor do barroco na estatuária e no barrismo, a farmacologia e a planificação geo-demografica reflectem toda a sua importância, grandeza e actualidade.

16h15- Coffe Break

Pedro Tavares, Engenheiro Civil
Título: Génio Cisterciense em Alcobaça
Alcobaça é um Caso Singular de Beleza Natural e de riqueza Histórica-Patrimonial. Que a distingue e a notabiliza, mas não ao olho nu! Diversos outros Monumentos com ela ombreiam na dimensão do edificado, na riqueza da arquitectura, no engenho da concepção, na criatividade artística. O que distingue Alcobaça e a torna impar, é a sua permanente evolução, o “corpo vivo” da Frei Manoel dos Santos. Alcobaça foi motor, foi cerne, foi energia nacional radiante durante séculos.

António Valério Maduro, Professor, Historiador
Título: O agrosistema cisterciense nos séculos XVIII-XIX
Caracteriza-se a reestruturação da paisagem agrária dos coutos de Alcobaça no século XVIII resultante da introdução do maís e da expansão do olival na beirada da Serra dos Candeeiros. Mostra-se a vitalidade desta matriz agrária que basicamente persiste na época liberal. Assinalam-se ainda os momentos de ruptura com a herança agrícola cisterciense.

Maria Augusta Trindade Ferreira, Historiadora
Título: A Maravilha da Aliança do Amor com a Beleza e a Espiritualidade da Abadia de Alcobaça Os túmulos de Pedro e Inês, duas obras excepcionais e únicas da escultura tumular do século XIV, integrados num dos mais belos e significativos documentos da arquitectura cisterciense, originaram uma combinação sem precedentes: o equilíbrio da arte cisterciense a dialogar harmoniosamente com a materialização duma história de amor.

No final do colóquio serão distribuidas 10 entradas para o espectáculo do dia 7 de Julho no Estádio da Luz, entre os presentes que provem ter efectuado mais chamadas, segundo o regulamento do concurso que em devido tempo foi anunciado..


Segue-se uma visita guiada ao Mosteiro pelo mágico Luis de Matos, que se iniciará às 18h30.



No comments: