Numa altura em que o Prémio de Revelação Artística D. Benta de Aguiar, promovido pelo Bazar da Monjas de Coz, continua a chamar a atenção para o património ambiental e monumental daquela freguesia, foi com imenso agrado que tivemos conhecimento de um estudo elaborado no âmbito da disciplina Área de Projecto, por alunos da turma B, do 12.º ano, do Instituto Educativo do Juncal, que elegeu o Mosteiro de Santa Maria de Cós como uma das “7 Maravilhas” da região envolvente ao Instituto, nela englobando os concelhos de Alcobaça, Batalha e Porto de Mós. As votações, que decorreram no passado dia 30 de Maio, envolveram 21 monumentos e locais da região, onde cerca de 200 a 300 pessoas: alunos, professores e funcionários do Instituto, consideraram como maravilha não só o Mosteiro de Cós, mas também as Ruínas do Castelo de Alcobaça, o Castelo de Porto de Mós, a Pia do Urso, o Parque Natural da Serra d’Aire e Candeeiros, as Grutas de Mira de Aire e as Grutas de S. Mamede.
O Município de Alcobaça foi já contemplado pela eleição do Mosteiro de Cós e das Ruínas do Castelo de Alcobaça, num acto público em que três alunos do Instituto Educativo do Juncal: Francisco Ferreira, Tânia Batista e Joana Machado, todos com 18 anos, entregaram ao Presidente Gonçalves Sapinho um certificado dessa condecoração. Esse acto teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na passada sexta-feira, 22 de Junho, e segundo rezam as crónicas, o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça não deixou de mostrar grande satisfação pela
presença dos jovens e pela eleição de ambos monumentos (ambos a precisar de muito mais atenção pública que a que até agora lhes têm dispensado).
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment