Friday, November 14, 2008

NOVEMBRO É MÊS DO MAR, EM PENICHE

O Município de Peniche, à semelhança de anos anteriores, está a dinamizar durante o mês de Novembro um conjunto de iniciativas em torno da sua maior riqueza, o Mar. O MÊS DO MAR - Peniche 2008, possuirá um conjunto alargado de iniciativas destinadas ao público em geral abordando temáticas tão diversas como a sustentabilidade ambiental, a valorização do património natural, o desporto e o reconhecimento das suas gentes.
O início do Mês do Mar 2008 foi marcado pelo lançamento da campanha 2008/09 do projecto Europeu Coastwatch, que decorrerá até ao final de Novembro de 2008. Continuando a Olhar pelo que é Nosso!, mais de uma centena de voluntários irão monitorizar a totalidade dos cerca de 12 km de extensão do litoral do concelho de Peniche. Pela primeira vez, a monitorização do litoral envolverá também uma campanha de limpeza subaquática na ilha da Berlenga, a realizar no dia 15 de Novembro. Nos dias 8 e 9 de Novembro de 2008, Peniche - Capital da Onda acolheu na praia do Baleal, a grande final do Deeply Circuito Nacional de Surf de Esperanças. A nível nacional, um dos grandes projectos actualmente em desenvolvimento diz respeito à preparação da proposta de Extensão da Plataforma Continental Portuguesa, a submeter à Comissão de Limites da Plataforma Continental (CLPC). Para o cumprimento dos diversos critérios necessários, um conjunto significativo e importante de dados têm sido obtidos pela Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), os quais foram partilhados numa conferência que decorreu no dia 11 de Novembro, às 21h00, no Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche.
As comemorações do Dia Nacional do Mar (16 de Novembro) serão um dos pontos altos do Mês do Mar - Peniche 2008. Nesse dia, pleno de significado para as gentes de Peniche, serão apresentadas 2 obras baseadas no rico património natural do concelho de Peniche: a geologia através do livro Uma viagem ao mundo das Amonites, coordenado pelo Prof. Francisco Félix da Escola Secundária de Peniche e a biodiversidade do arquipélago das Berlengas através da ilustração científica de mais de 20 espécies de peixes, um trabalho realizado pela aluna Telma Costa da Escola Superior de Tecnologia do Mar (Peniche) - Instituto Politécnico de Leiria. As comemorações do Dia Nacional do Mar incluirão igualmente uma conferência sobre Programa Operacional das Pescas 2007-13 / PROMAR, extremamente oportuna para a fileira da pesca (pescadores, armadores, industriais e instituições de I&D), que terá assim a oportunidade de conhecer mais aprofundadamente tão importante instrumento financeiro comunitário de apoio à sua actividade.
Aproveitando a época migratória de diversas aves marinhas em direcção ao Sul, a SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves) e o Município de Peniche promoverão uma Sessão de Observação de Aves Marinhas no dia 22 de Novembro, às 11h00, na zona do Cabo Carvoeiro. Numa organização conjunta Município de Peniche e Rádio 102fm, a Associação de Educação Física e Recreativa Penichense acolherá no dia 23 de Novembro, às 15 horas, mais uma edição da Gala Peniche - Sempre o Mar 2008, em que o tema principal será em torno do ambiente e da sustentabilidade. Este será o momento para o reconhecimento e distinção de individualidades e entidades que se destacaram ao serviço da comunidade penichense ao longo do último ano. A Gala Peniche - Sempre o Mar 2008 terá em palco diversos artistas nacionais e locais, que garantirão uma grande tarde de animação dirigida a toda a população do concelho de Peniche.
O dossier de candidatura da Berlenga a Reserva da Biosfera da UNESCO será apresentado no dia 25 de Novembro de 2008, marcando o início do período de discussão pública antes da submissão da proposta no inicio de 2009 junto da UNESCO. De referir que a elaboração do dossier de candidatura teve um forte envolvimento da sociedade civil, demonstrando claramente a importância que este território assume a nível local, regional e nacional.
O dia 29 de Novembro será dedicado ao mundo subaquático e de modo especial ao naufrágio do Dago. Este navio, afundado em plena 2ª Grande Guerra Mundial (1942) por um caça alemão ao largo de Peniche, é motivo de atracção de mergulhadores amadores. Com o apoio da Associação para a Dinamização do Mergulho (APDM) e do Fórum Mergulho, decorrerá durante a parte da manhã desse dia um mergulho técnico aos destroços do Dago, estando a noite reservada à exibição do documentário “O Naufrágio do Dago”, acompanhada pelos comentários dos principais intervenientes (João Sá Pinto, José Marques e Paulo Costa).
No final do mês de Novembro, dia 29 e 30, decorrerá em Peniche, auditório do edifício cultural da Câmara Municipal de Peniche, um Workshop de Fotografia Arqueológica Digital em Estúdio. Esta acção é promovida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Subaquáticas (GEPS) e pela Universidade de Coimbra.
Paralelamente às iniciativas descritas anteriormente, estarão em exibição em Peniche duas exposições ("Peniche, Encontro entre 2 continentes" e "Fósseis - Narradores da história do planeta") e será desenvolvida uma actividade de promoção de leitura no ensino básico dirigida aos alunos do 4º ano do ensino denominada Lendas do Mar.
Ainda durante o Mês de Novembro, Peniche e o Mar marcarão presença no Padrão dos Descobrimentos (Lisboa), no programa de encontros “Outros olhares sobre a arqueologia do universo náutico”. Esta iniciativa, que decorrerá às 2ª-feiras, às 10h30, terá a presença de profundos conhecedores desta temática, entre os quais José Maria Cativo (10 de Novembro), José Miranda Ferreira (17 de Novembro) e Ana Rosário Nunes (24 de Novembro).
É fantástico, não é? Toca a ir até Peniche, em Novembro!

No comments: