Saturday, November 15, 2008

ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA INTERPRETA TURANGALILA-SYMPHONIE DE OLIVIER MESSIAEN, NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM


-ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA-
CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE OLIVIER MESSIAEN
Grande Auditório do Centro Cultural de Belém - 16 de Novembro - 17 horas
A abrir as comemorações do centenário do nascimento de Olivier Messiaen, a Orquestra Sinfónica Portuguesa, dirigida por Julia Jones, interpreta uma das maiores obras-primas do século XX: Turangalîla-Symphonie.
A Turangalîla-Symphonie, de Olivier Messiaen (1908-1992), obra colossal também pela sua dimensão orquestral, foi composta entre 1946 e 1948, por encomenda de Serge Koussevitzky para a Orquestra Sinfónica de Boston. A estreia foi dirigida pelo ainda jovem maestro Leonard Bernstein, em Bóston, um ano após Messiaen ter concluído a composição. O título da obra nasceu apenas em 1948. Turangalîla resulta da aglutinação de duas palavras do sânscrito [turanga + lîla] correspondendo assim à descrição de Messiaen quando se referia à sua obra, “Uma canção de amor”. Em Turangalîla, Messiaen introduz as Ondes Martenot, instrumento electrónico que incluiu regularmente na sua criação musical.
ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA
MARCUS BELLHEIM piano
PHILIPPE ARRIEUS ondes Martenot
JULIA JONES direcção
Mais um excelente concerto em perspectiva, num fim-de-semana em que as escolhas do público são particularmente difíceis, pela quantidade e pela qualidade... É de ir!

No comments: