Sunday, April 22, 2007

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL EM ALCOBAÇA PARECEM-SE CADA VEZ MAIS COM UM VELÓRIO...

Pois é. Como diz a canção do Chico Buarque: "a coisa aqui está preta". Escrevo sobre as comemorações do 33º aniversário do 25 de Abril em Alcobaça. Que me parece estarem a ficar cada vez mais parecidas com um velório.... Neste ano da graça de 2007 a "coisa" volta a ser mais do mesmo... Na próxima quarta-feira, dia 25 de Abril, essas comemorações do aniversário da Revolução dos Cravos começam às 12 e 30, , na Cela Velha, com uma Deposição de Flores no Monumento ao General Humberto Delgado... Essas comemorações continuam às 14 e 30, já em Alcobaça, com (mais) uma Deposição de Flores no Monumento ao 25 de Abril... O velório, ou melhor escrevendo, as comemorações desse aniversário da Revolução de Abril em Alcobaça têm o seu grande final anunciado para as 15 horas, no Auditório Geral da Biblioteca Municipal, com uma sessão solene... Neste último caso não se sabe ainda a quem será dedicado o velório...

2 comments:

Dulce said...

Não podia estar mais de acordo com o estimado José Alberto...

Que comemorações são estas que não passam de gestos simbólicos todos os anos repetidos com os mesmos rostos, com o mesmo tédio, com pouco conteúdo e que se restringem a um grupo de convidados, quase que excluindo a restante sociedade?!

Em boa hora alertou o nosso PR ,no seu discurso do dia 25 de Abril, que é necessário renovar as comemorações de Abril, torná-las mais participadas por todos..!

Queixam-se de que as novas gerações não dão valor à liberdade, mas a verdade é que pouco ou nada fazem para que num dos dias de maior valor para o país, essa gerações se apercebam da importância que a Revolução dos Cravos teve no nosso Portugal.

Aqui, não são só as autarquias as culpadas, mas também outros vectores responsáveis por informação, educação e cidadania como o são as Escolas, as Associações e até a Comunicação Social... que deviam unir esforços para que as Comemorações do 25 de Abril não fossem meramente simbólicas mas tivessem repercussões frutíferas.

Ou seja, relembrar esta importante conquista aos que viveram o 25 de Abril; e aos que não a viveram, torná-los cônscios do valor da liberdade.

José Alberto Vasco said...

É isso mesmo Dulce! Este problema é essencialmente um caso de laxismo e falta de imaginação. Há tanta coisa que se poderia fazer para comemorar o 25 de Abril com a alegria e a paixão que essa data efectivamente merece, não é? E até nem será muito difícil... Basta puxar um bocadinho pela cabeça...