Monday, April 23, 2007

EXPOSIÇÃO JOAQUIM VIEIRA NATIVIDADE, UMA VIDA COM A CORTIÇA (1899-1965) ESTÁ PATENTE NO NÚCLEO DA MUNDET DO ECOMUSEU DO SEIXAL

Desde o dia 14 de Abril, está patente no Núcleo da Mundet do Ecomuseu Municipal do Seixal (Edifício das Caldeiras Babcock & Wilcox), a exposição temporária Joaquim Vieira Natividade, Uma Vida Com a Cortiça (1899-1965), que permite conhecer o fascinante percurso do alcobacense que foi fundador da subericultura científica.
Esta nova exposição, que evoca e homenageia aquele que é considerado o fundador da subericultura científica, tem por principal objectivo proporcionar um conhecimento geral das três décadas de labor de Joaquim Vieira Natividade e valorizar o seu incontornável legado na área do sobreiro e da cortiça.
A ligação de Joaquim Vieira Natividade à temática suberícola, enquanto engenheiro agrónomo e engenheiro silvicultor, a par de outras actividades da sua multifacetada personalidade, surgiu em 1930, quando passou a dirigir a Estação Experimental do Sobreiro e do Eucalipto, então criada, com sede em Alcobaça, sua terra natal, encabeçando o primeiro grupo de investigação em Portugal nesta área.
Na sua extensa e importante bibliografia científica, a obra Subericultura (1950), continua a ser uma referência nacional e internacional obrigatória, para todos os que se interessam pelo estudo do sobreiro e da cortiça, tendo sido traduzida para várias línguas. O importante conjunto de objectos do espólio científico da Estação Florestal Nacional (Oeiras), provenientes da Estação de Experimentação do Sobreiro, contribui para documentar a vertente laboratorial do trabalho de Vieira Natividade, ligado ao sobreiro, indissociável do seu labor e experiência de campo.
A organização desta exposição proporciona aos seus visitantes um programa de visitas acompanhadas por especialistas à Exposição sobre Joaquim Vieira Natividade, que necessita de inscrição prévia.
Esta interessantíssima exposição conta com o apoio da Direcção Geral dos Recursos Florestais e da Fundação João Lopes Fernandes, anunciando também a colaboração do IPPAR/Mosteiro de Alcobaça e da Casa-Museu Manuel Vieira Natividade (curiosamente, a própria Alcobaça parece não ter qualquer conhecimento dessa colaboração e esta é mesmo a primeira notícia escrita por um alcobacense sobre este importante evento...). E o Seixal até nem fica assim tão longe de Alcobaça...

No comments: