Thursday, April 26, 2007

EUROPEAN ENSEMBLE ACADEMY APRESENTA-SE EM CONCERTO EM LISBOA, NO GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO GULBENKIAN

O European Ensemble Academy apresenta-se em Lisboa, na noite de sexta-feira, 27 de Abril, às 19 horas, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian. O Conselho Alemão da Música e a Fundação Calouste Gulbenkian, apresentarão nessa noite um concerto que pretende transcender não só as fronteiras nacionais como as fronteiras estilísticas da música contemporânea europeia. Depois de um trabalho intenso, compositores e intérpretes alemães, eslovenos e portugueses apresentam um programa que funde as linguagens estéticas da música erudita, o jazz e o pop-rock, destacando-se a participação de vários instrumentistas portugueses e do fado com Ana Sofia Varela Fernandes. Tal como há algum tempo aqui anunciámos este projecto Transcender Fronteiras foi criado por ocasião da Presidência alemã da União Europeia, estando o Conselho Alemão da Música, a desenvolver o projecto European Ensemble Academy 2007, nele integrado.
O European Ensemble Academy dedica-se à música contemporânea e tem com leitmotif a transcendência das fronteiras musicais e nacionais. Na Primavera de 2007 o Conselho Alemão da Música dará a oportunidade a um grupo de 60 músicos de diversas áreas de se juntarem com os seus parceiros europeus e testarem os limites das suas fronteiras nacionais. Este ambicioso projecto musical, patrocinado pela Federal Cultural Foundation, teve como estímulo o 50.º aniversário do Tratado de Roma e a Presidência alemã da União Europeia que está a ter lugar no primeiro semestre de 2007. Portugal e a Eslovénia, que serão os próximos países a deter esta presidência, são parceiros desta estimulante iniciativa.
O objectivo primeiro deste projecto é o encontro entre jovens músicos portugueses, eslovenos e alemães. Ao longo de 10 dias de trabalho conjunto e de uma tournée por toda a Europa, estarão reunidos debaixo do mesmo tecto os mais notáveis géneros musicais da actualidade - Música Contemporânea Erudita, o Jazz Europeu, e o Pop-Rock. Estes géneros musicais serão entrecruzados em trabalhos especificamente compostos para a Academia num esforço conjunto para o seu desenvolvimento e performance.
Serão formados então três grupos para os seguintes campos musicais: o «ensemble perspective», o «European Movement Jazz Orchestra» e o «Basement Pop». Sob a direcção de artistas consagrados e de tutores como Mauricio Kagel, Manfred Schoof, Sian Edwards, Udo Dahmen ou Henning Rümenapp, os músicos dedicar-se-ão inicialmente ao seu próprio idioma musical. Um quarto conjunto «ensemble 07» será composto por músicos dos três diversos estilos.
A composição desta Academia é única até à data e o seu programa irá incluir composições da nova geração que trabalhará obras e arranjos de compositores consagrados. Novas composições de jovens portugueses, eslovacos e alemães serão encomendadas pela Academia. Moritz Eggert, recentemente aclamado pela sua obra «Soccer Oratorio», irá produzir um novo arranjo dos seus trabalhos na linha não ortodoxa do «ensemble 07».
De 15 a 24 Março 2007, os jovens músicos ensaiarão no Vocational
Centre Eichholz perto de Bona. Em seguida viajaram por toda a Europa com o programa que desenvolveram e terão o papel de embaixadores da Música. Berlim, Bremen, Bruxelas, Colónia, Lisboa, Ljubljana, Zagreb e Roma são algumas das cidades que os irão receber. O projecto do European Ensemble Academy continuará em Portugal e na Eslovénia até 2008 em cooperação com o Conselho Alemão da Música.
Valerá certamente a pena estar presente para ver e ouvir estas interessantes novidades da música culta europeia!

No comments: