Wednesday, May 09, 2007

A BLOGOSFERA ALCOBACENSE, NUMA CRÓNICA PUBLICADA EM FEVEREIRO DESTE ANO NO SEMANÁRIO REGIÃO DE CISTER

Faltando apenas três dias para a data em que se realizará em Alcobaça o encontro de blogues e de bloguers A Blogosfera Alcobacense Desce à Cidade... Na Escola Adães Bermudes! acho oportuno publicar neste meu blogue uma minha crónica publicada na edição de 1 de Fevereiro deste ano no semanário alcobacense Região de Cister, na coluna Vivência(s), que mantive naquele jornal durante 14 meses. Embora a visão inscrita neste texto seja apenas a minha visão sobre um fenómeno cuja imensidão é praticamente inalcançável, seja para quem for, esse documento não deixou de ser o meu ponto de partida para me lançar na organização do encontro de bloguers alcobacenses do próximo sábado. Rezava assim essa minha crónica:

A BLOGOSFERA ALCOBACENSE

Blogue é o espaço cibernáutico de uma entidade individual ou colectiva que via Internet expressa as suas opiniões e opções, intervindo sem quaisquer fronteiras ou limites, esperando potenciar uma dinâmica de diálogo com os internautas que leiam e comentem as suas postagens. O conceito de blogue foi edificado por Jon Barger em Dezembro de 1997, iniciando um novo vocabulário cuja evolução foi tão meteórica quanto eficaz. Dois anos depois foi criada a aplicação informática Bloger, que possibilitaria a instalação de blogues, tendo em 2002 surgido um servidor gratuito para alojar essas páginas: o Blogspot. A evolução da blogosfera tem sido tão veloz quanto regular, sabendo-se que existirão já cerca de cinco mil milhões de blogues, naquilo a que universalmente se convencionou chamar Blogosfera.
Esse fenómeno chegou a Portugal logo em 1999, existindo actualmente mais de cem mil blogues no nosso país, sendo conhecidíssimos de entre eles o Abrupto, o Blasfémias ou o Do Portugal Profundo, paladino da coragem bloguista fundado e gerido pelo nosso amigo e conterrâneo António Caldeira. Alcobaça não ficou imune a essa autêntica explosão blogosférica, tendo no seu concelho surgido blogues das mais variadas opções, personalidades e tendências. Devo todavia sublinhar que a expressão que intitula esta crónica é algo irreal, dado estar-me a referir a um universo em que tudo e todos estão mesmo ao alcance de todos, permitindo, por exemplo, que uma postagem publicada em Portugal seja imediatamente interpretável em locais tão longínquos como o Alasca ou a Tasmânia... Sendo assim, quando utilizo este enquadramento refiro-me essencialmente a blogues fundados e geridos por bloguers alcobacenses.
Há blogues alcobacenses para todos os gostos e feitios, em nome individual ou sobre pseudónimo, sendo este o caso do generalista Terra de Paixão (gerido pelo enigmático Alcobacense), cuja front page alinha na sua ala direita uma significativa listagem de blogues locais. Alguns deles merecem-me particular atenção, como o politizado Capela do Desterro (de Miguel Silvestre), o acutilante Alcobaça: Ecos e Comentários (de António Delgado), o voluntarioso Comentar a Nossa Terra (de Lúcia Duarte) ou o simpático Bazar das Monjas (de Raquel Romão). Todavia, os meus favoritos de entre a blogosfera alcobacense são o poético e filosófico Ortogal (de Valdemar Rodrigues) e essa autêntica jóia do non sense que é o irónico e humorado Elevação dos Moleanos a Província! O universo da blogosfera alcobacense é tão vasto que chega a Sevilha, com o fresquíssimo Agre e Doce (de Dulce Alves), numa cidade que alberga também a raridade de o seu alcaide Alfredo Monteseirín gerir um blogue: o Smsevilla, atitude que coloca na pré-história praticamente todos os autarcas portugueses...

No comments: