Friday, May 11, 2007

INDIE LISBOA MOSTRA-SE DURANTE ESTE FIM-DE-SEMANA EM ALCOBAÇA, NO CINE-TEATRO

Organizado pela Zero em Comportamento, o IndieLisboa é um evento privilegiado de descoberta de novos autores e tendências do cinema mundial, afirmando se como um observatório da mais interessante produção contemporânea, a qual, mesmo assinada por realizadores consagrados, nem sempre chega às salas portuguesas. Após quatro edições, o Festival de Cinema Independente de Lisboa é já unanimemente reconhecido como um dos mais interessantes eventos cinematográficos que se realizam em Portugal e chega a Alcobaça pela primeira vez através de mais uma das suas extensões. O evento realiza-se no Cine-Teatro entre os dias 12 e 14 de Maio, e aposta na exibição de vários filmes presentes na edição de 2007, realizado entre 19 e 29 de Abril, com amplo destaque para a produção internacional. Não esqueçamos que o festival dá especial atenção a obras e cinematografias com menor visibilidade no mercado de distribuição comercial português e integra uma competição de longas e curtas metragens de novos realizadores, uma secção infantil, retrospectivas e homenagens. Serão algumas das melhores obras presentes nestas secções que teremos a rara oportunidade de ver. A coisa vai rezar da seguinte maneira em termos de programação:

12 MAIO I SÁBADO I 21H30
“Life in Loops – Megacities Remix”
de Timo Novotny l 79' Áustria 2006
Longa-metragem integrada na secção Director’s Cut
“Um documentário musical experimental”. É assim que Timo Novotny descreve “Life in Loops”. Partindo de “Megacities” de Michael Glawogger, e recorrendo aos brutos que este realizador não utilizou no filme, Novotny editou tudo e juntou-lhe ainda novas imagens de Tóquio. Se isto por si só não bastasse, acrescente-se ainda a música dos Sofa Surfers que completa esta estrondosa viagem à volta do mundo. O arrojado filme é um regalo não só para os olhos, mas também para os ouvidos. A edição de Novotny acentua a simbiose entre imagem e música, à medida que o movimento se transforma em ritmos precisos. Novotny consegue transformar o sangrento trabalho do talhante numa espécie de coreografia de música clássica. “Life in Loops” é, ao mesmo tempo, fascinante e uma exigente experiência sensorial. A não perder.
13 MAIO I DOMINGO I 16H
“10 Filmes Para Ficar Feliz”
Sessão Especial para crianças com mais de 3 anos
Curtas-metragens integradas na secção IndieJúnior
Selecção de dez curtas-metragens especialmente vocacionadas para os mais jovens. A secção IndieJúnior tem como principal objectivo a criação e alargamento dos públicos de cinema e vai de encontro aos espectadores mais novos com um conjunto de filmes notáveis, aos quais muito provavelmente não teriam acesso de outra forma. Para todas as crianças. E seguramente para todos os adultos.
“A Carta do Padre” (The Parrish Letter) de Cat Little I 3’ Irlanda 2006 I Animação
Está tanto frio neste Inverno que já ninguém vai à igreja. Preocupado, o Padre resolve inventar uma maneira de manter quentinhos os seus visitantes...
“Miriam e a inundação” (Miriam and the flood) de Riho Unt I 5’ Estónia 2006 I Animação
Miriam, o seu irmão e Hen, a galinha de estimação, estão sozinhos em casa a ver patos a nadar na televisão. Como Hen ficou com ciúmes dos patos, Miriam resolveu dar-lhe banho na banheira, e inicia-se a uma série de peripécias que felizmente terminam bem.
“A terra da sucata”
(Scrapland) de Dino Sato I 5’ Japão I Animação
Animais feitos de materiais reciclados vivem uma série de aventuras numa terra com um aspecto muito especial.
“Fofinha” (Fluffy) de Mivuki Echigoya I 5’ Japão I Animação
Uma menina muito fofinha brinca com o seu gato. Infelizmente, fazem algumas asneiras e os dois são postos de castigo. Mas a menina sabe como resolver o problema...
Cuidado, as portas vão abrir!” (Caution, the Doors Are Opening!)
de Anastasia Zhuravleva I 5’ Russia 2005 I Animação
Um dia, no metro, um botão apaixona-se por uma menina-botão. Mas o metro estava cheio botões e alfinetes e ele perde-a de vista quando as portas abrem. Será que vai voltar a encontrá-l
a

“Menina voadora” (Flying Girl) de Felicitas Heydenreich, Nina Pfeifenberg e Daniel Hofmann I Alemanha 7’ 2005 I Animação
Um dia, a pequena Gilda, uma menina cheia de imaginação, descobre que consegue voar e começa a descobrir o mundo a partir do ar. As notícias do seu talento caem em orelhas moucas no mundo dos adultos, mas à medida que fica mais sozinha descobre que tem outros grandes poderes.
“Rebelde” (Rebelle) de Marc Levie I 6’ Bélgica 2006
Toda a gente sabe que as notas de música ficam muito quietinhas nas pautas, até chegar a sua vez de se fazer ouvir. Mas e se uma delas se revoltasse contra o compositor?
“Julot” (Julot) de Mava Tibermann I 3’ Israel 2006 I Animação
Um jogo de berlindes conduz a uma fantástica e fascinante aventura. Toda a cidade se transforma e as coisas que estamos acostumados a ver movem-se de forma inesperada.
“Caçar” (Hunting) de Janis Cimermanis I 9’Letónia 2006 I Animação
Um guarda-florestal vive em harmonia com ursos, raposas e outros animais... O problema é quando surge o patrão, um terrível caçador.
“Um dia de sol” (A Sunny Day) de Gil Alkabetz I 6’ Alemanha 2007 I Animação
O Sol nasce como em qualquer manhã, mas hoje ele descobre que não é tão bem vindo como esperava ser.

13 MAIO I DOMINGO I 21H30
“Substitute”
de Fred Poulet l 71´ França 2006 Longa-metragem integrada na secção Observatório
O campeonato do mundo de futebol de 2006 visto pelo jogador da selecção francesa Vikash Dhorasoo e pelo escritor e músico Fred Poulet. Ambos fizeram as suas filmagens, usando uma Super 8: um mostra-nos a sua crescente frustração enquanto jogador substituto de Zidane na selecção nacional, o outro vai-nos relatando tudo o que acontece durante as suas viagens através da Alemanha e dentro dos estádios em todos os jogos da França. Melancolia em vez de euforia, solidão por oposição ao lema “todos-por-um-e-um-por-todos”, um herói trágico e não um glorioso atleta. O que começa por ser a aventura do campeonato do mundo de futebol, plena de esperança, revela-se um diário do crescente desapontamento e desilusão. A Super 8 transforma o gigante evento num colorido, vacilante e encantador espectáculo. Uma canção alemã dos anos 70 acaba por resumir o espírito do jogador: “Mais tarde, pode ser demasiado tarde para mim”. Uma forma diferente de ver o mundo do futebol e o fascínio dos grandes eventos futebolísticos mundiais.
Sessão seguida de debate com a presença do jogador e antigo internacional angolano Wilson.

14 MAIO I SEGUNDA-FEIRA I 21H30
“Excursão”
de Leonor Noivo I 24’ Portugal 2006 Prémio Tóbis para melhor curta-metragem portuguesa
Estava prometido um dia fantástico de diversão numa EXCURSÃO que os levaria a visitar o país. Destinada a maiores de vinte e cinco anos, no pacote estava incluído ainda o farnel para o dia todo, ofertas, brindes e demonstrações de produtos para o lar e saúde. Parecia imperdível!
“Balaou” de Gonçalo Tocha I 77’ Portugal 2007 Prémio Tóbis para melhor longa-metragem portuguesa
Sete meses depois da morte da mãe, um homem regressa à terra da sua família, em São Miguel, nos Açores. Entre os mais recentes membros da família encontra-se com a tia-avó, de 91 anos, que espera… a morte. À noite a família reúne-se e conversa sobre Deus e sobre a morte. Durante o dia ele nada no mar daquela ilha vulcânica. Um dia encontra Florence e Beru, um casal francês, que está a cruzar o Oceano Atlântico num barco chamado Balaou. Dividido em três momentos e oito lições, BALAOU é uma viagem através da inevitável efemeridade das coisas…
Sessão seguida de debate com a presença dos realizadores Gonçalo Tocha e Leonor Noivo e do crítico de cinema Luís Miguel Oliveira (júri na edição do IndieLisboa em 2005)

CLASSIFICAÇÃO: M/16 (EXCEPTO INDIE JUNIOR A 13 DE MAIO: M/3)
PREÇO:
2€ | 1€ (ESTUDANTES E MENORES DE 30 ANOS)
É mesmo para ver e ouvir tudo de uma ponta à outra!









No comments: