Saturday, May 09, 2009

34ª EMISSÃO DO PROGRAMA UM OLHAR SOBRE A SEMANA, NA RÁDIO CISTER (ALCOBAÇA)

A Rádio Cister, de Alcobaça (FM 95,5 Mhz) apresenta no próximo domingo, 10 de Maio, a trigésima-quarta emissão do seu programa de reflexão e comentário político Um Olhar Sobre a Semana, que continua a ser apresentado todos os domingos, entre as 12 e as 13 horas. Esse espaço semanal do Departamento de Informação da Rádio Cister tem como objectivo a reflexão e o comentário sobre as notícias que marcam os nossos dias, ao nível local, regional e nacional (sem deixar o internacional de fora...). Um Olhar Sobre a Semana é um programa editado, apresentado e moderado por José Alberto Vasco, tendo como comentadores residentes José António Canha, José Costa e Sousa e Valdemar Rodrigues. Na trigésima-quarta emissão do programa Um Olhar Sobre a Semana, estará em debate o seguinte tema:
- Surgiu esta semana no mercado um novo jornal diário, o "I", propriedade de uma holding do Grupo Lena, sedeado em Leiria. O seu director é Martim Avillez de Figueiredo, ligado a Alcobaça por laços familiares e a nossa questão desta semana é a seguinte: numa época de crise assumida em que muitas empresas portuguesas encerram ou ameaçam encerrar as suas portas, o que pode significar este lançamento de um novo jornal diário?-
Numa semana em que surgiu o anúncio público de mais uma candidatura às próximas eleições autárquicas em Alcobaça, tudo indica que o assunto também voltará a merecer as atenções da equipa do programa nesta sua emissão... Será?

2 comments:

Felisberto Matos said...

Com quatro listas à esquerda,o Psd nem precisa fazer campanha:é-lhe entregue a Câmara de bandeja !Não será tempo de a esquerda procurar,localmente,aquilo que a une e não aquilo que a divide?

José Alberto Vasco said...

Caro Felisberto: não penso que a questão seja assim tão simples e que a Câmara esteja assim tão entregue "de bandeja" ao PSD. Penso até que a fragmentação que se anuncia e prevê acaba por facilitar a vida à CDU, que acaba por se assumir como o projecto politicamente mais credível e seguro nesta competição pela conquista da nossa edilidade. Uma boa escolha de candidatos e de propostas poderá ser o seu segredo nesta "corrida", quiçá em termos de abertura à chamada sociedade civil. Quanto ao que une ou não une a esquerda, penso que a questão também não é assim tão clara. O exemplo do BE é para mim o melhor exemplo, no pior sentido, de um projecto que alia forças historicamente inconciliáveis (trotzquistas e estalinistas) em defesa de propostas políticas nem sempre muito claras cujo sentido eleitoralista assume para mim um mau sentido do que deve ser um trabalho político sério. Em Alcobaça, o BE praticamente não existe e quanto à outra esquerda, PS e CDU têm nestas eleições uma rara oportunidade de cada qual valendo por si, poder lutar, com ou sem êxito, contra um PSD que também terá contra si uma lista do CDS-PP (que historicamente vale sempre pelo menos 700 votos neste concelho) e outras alternativas que também se anunciam na sua área, sem esquecer que o eleitorado que elegeu o actual Presidente da Câmara não é o chamado eleitorado fixo do PSD no concelho de Alcobaça e que a sua lista terá de fazer muito por mantê-lo do seu lado...