Thursday, June 07, 2007

GUITARRISTA CROATA DEJAN IVANOVIC HOMENAGEIA ANDRÉS SEGÓVIA EM DOIS RECITAIS DO 25º FESTIVAL MÚSICA EM LEIRIA

É homenageando Andrés Segóvia, figura central da guitarra do século XX e de quem se assinala em 2007 a passagem dos 20 anos da sua morte, que o guitarrista croata Dejan Ivanovic apresentará no 25º Festival Música em Leiria um programa inteiramente preenchido com obras dedicadas àquele mestre espanhol, algumas em primeira audição nacional, outras em estreia mundial. Dejan Ivanovic dará dois recitais integrados na programação deste ano daquele prestigiado festival, actuando primeiramente na noite sexta-feira, 8 de Junho, às 21 e 30, no Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha, e na noite seguinte, de sábado, 9 de Junho, à mesma hora, no Castelo de Porto de Mós.
O guitarrista croata Dejan Ivanovic nasceu em Tuzla, Bósnia-Herzegovina em 1976, iniciando os seus estudos de guitarra com 8 anos de idade. Estudou com Predrag Stankovic e Vojislav Ivanovic na Escola Primária e Secundária de Música, e com Darko Petrinjak na Academia de Música de Zagreb (Croácia). Participou nos “master classes” de John Duarte, Thomas Müller-Pering, Elliot Fisk, Gilbert Biberian, Costas Cotsiolis, Roland Dyens (guitarra), Walter Despalj (violoncelo), Michael Steinkühler (viola de gamba) e Igor Lesnik (percussão).
A sua carreira profissional começou simultaneamente com os seus estudos superiores (1994-1998). Até agora, actuou nalguns dos mais prestigiosos Festivais de Música, destacando-se o Festival Spoleto (convidado pessoalmente pelo maestro Gian Carlo Menotti), o Festival de Verão de Edimburgo, o Festival da Costa do Estoril, e nas comemorações do Porto – Cidade Europeia de Cultura. Actuou também integrado em vários conjuntos de música de câmara: com o flautista Vasco Gouveia, o violoncelista Pavle Zajcev, o guitarrista Masakazu Tokutake, a soprano Ana Ester Neves (“Die Schöne Müllerin”, de Franz Schubert), e o Quarteto de Cordas “Lyra”.
Foi o vencedor do 1º Prémio e do Prémio especial para Melhor Interpretação de Música Espanhola no 13º Concurso Internacional de Guitarra “Doña Infanta Cristina”, em Madrid (1998); foi também 1º Prémio do 3º Concurso Internacional “Sinaia 98”, na Roménia; 1º Prémio do 17º Certame Internacional de Guitarra Andrés Segóvia, em Herradura, Espanha (2001); 1º Prémio e Prémio do Público no 35º Certame Internacional de Guitarra Francisco Tarrega, em Benicàssim, Espanha (2001) e 1º Prémio do 4º Concurso Internacional “Arhanes”, na ilha de Creta, Grécia (2005).
Interpretando e falando de um vulto como Segóvia recordo sempre também outra reverencial figura da guitarra espanhola, Narciso Yepes, e uma sua tão curta quanto genial frase em catalão perpetuada em 1998 numa placa situada na entrada de um dos mais notáveis auditórios que conheço, o Auditório Nacional de Andorra, em Ordino: "L'art és el somriure de Déu". Estes recitais de Dejan Ivanovic no 25º Música em Leiria afiguram-se-me como duas memoráveis oportunidades de presenciar música tão celestial quanto o possível, não é?

No comments: