Monday, June 04, 2007

A IMPERDÍVEL ESTREIA NACIONAL, NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA, DA NOVA E SENSACIONAL PRODUÇÃO CONJUNTA DA CEDECE E DA S.A. MARIONETAS: A CAIXA DE PANDORA

A estreia nacional da nova e sensacional co-produção da CeDeCe e da S.A. Marionetas, A Caixa de Pandora, na próxima sexta-feira, 8 de Junho, no Cine-Teatro de Alcobaça, pelas 21 e 30, promete ser um dos grandes acontecimentos do ano artístico em Alcobaça. O espectáculo será novamente exibido no Cine-Teatro de Alcobaça na noite de sábado, 9 de Junho, à mesma hora e será mesmo um espectáculo imperdível!
Após essa muito aguardada estreia nacional em Alcobaça, A Caixa de Pandora será novamente apresentada no Europarque, em Santa Maria da Feira,
em 3 sessões anunciadas para 13 de Junho: às 10h30, às 14h30 e às 21h30, seguindo-se-lhe quatro apresentações em Leiria, no Teatro Miguel Franco, nos dias 16 e 17 de Junho, ambos com sessões às 17h30 e às 21h30.
Resta-nos publicar uma sinopse de “A Caixa de Pandora”, para tentar seduziu os nossos visitantes (ainda) menos convencidos:

"No reino dos deuses, certa vez alguém roubou o fogo para o dar aos homens, que viviam na terra, o grande Zeus ficou muito chateado com tamanha atitude.
No entretanto epimeteu irmão de prometeu casou com uma linda senhora que se chamava Pandora, receberam uma caixa de presente de casamento mas prometeu pediu ao irmão para nunca a abrir pois não confiava nada em Zeus. Claro que a nossa amiga Pandora como era muito curiosa, lá conseguiu abrir a caixa, foi nessa altura que tudo aconteceu….
A utilização de bonecos para representar histórias de deuses e humanos, remonta ao início da civilização; mesmo antes de utilizar o seu corpo para representar, o homem já utilizava marionetas para retratar os seus medos e glórias.
Vários autores escreveram sobre este mito, uns acrescentando outros omitindo partes dele. Mas os mitos no fundo vivem de se acreditar neles sendo essa a razão da sua existência. Não tendo a intenção de aumentar toda a discussão em volta desta história, assim fomos beber um pouco a cada uma das versões mais conhecidas criando esta versão, que pretende isso sim, apresentar de uma forma nunca antes representada a história da Caixa de Pandora, utilizando marionetas e bailarinos.

A junção destas duas formas de arte, a dança contemporânea e o teatro de marionetas, só por si rara, levou-nos a apostar na procura de semelhanças entre estas duas artes do gesto por excelência recontando a história de Pandora (pan=todos, dora=presente)".
E já agora, aproveitamos a embalagem para divulgar a ficha artística deste espectáculo da CeDeCe e da S.A. Marionetas:
Ideia original - José Gil
Encenação - António Rodrigues –
CeDeCe / José Gil - S.A.Marionetas
Coreografia - António Rodrigues

Manipulação - José Gil, Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira
Construção das Marionetas - José Gil
Figurinos das Marionetas - Sofia Vinagre
Figurinos dos Bailarinos - João Taborda
Bailarinos - Margarida Brito, Charly Corcy, Kleber Cândido, Catarina Correia, Erica Gawley
(Aluna da ADC em estágio), Amandine Leleu, Camila Moreira, Joana Puntel, Patrícia Silva, Luís Sousa, Vanessa Vieira.
Pintura das Marionetas - Natacha Costa Pereira
Fotografia
– Sofia Vinagre
Estruturas Cénicas - José Gil
Desenho de Luzes da Produção -
António Rodrigues
Deve ser mesmo muito bom, não acham?



No comments: