Sunday, June 03, 2007

JORNALISTAS: DO OFÍCIO À PROFISSÃO, UM NOVO LIVRO DE FERNANDO CORREIA E CARLA BAPTISTA

A Editorial Caminho anuncia a sessão de lançamento do livro, Jornalistas: Do ofício à profissão. Mudanças no jornalismo português (1956-1968), de autoria de Fernando Correia e Carla Baptista, no próximo dia 6 de Junho, quarta-feira, pelas 18 e 30, na Sede da Editorial Caminho - Auditório Vítor Branco (Av. Almirante Gago Coutinho, 121 - Lisboa). O livro será apresentado por José Carlos de Vasconcelos, José Manuel Paquete de Oliveira e Urbano Tavares Rodrigues.
A Editorial Caminho anuncia também que esta sua interessante produção bibliográfica
"é um retrato vivido da forma como os jornalistas portugueses foram construindo um território profissional, orientado por valores éticos e humanos e definido pela posse de competências e saberes específicos. Esse percurso foi lento e acidentado, ora na onda de transformações sociais que o estimulavam ora – as mais das vezes – interrompido e violentado por circunstâncias históricas e políticas com uma fortíssima capacidade de intromissão no campo jornalístico.
Durante o Estado Novo, apesar de privado de liberdade de expressão, o jornalismo não morreu. O leitor encontrará aqui a análise de um período (1956-1968) considerado pelos autores como decisivo para a construção da profissão. Uma análise em grande parte baseada nos testemunhos de meia centena de jornalistas que recordam como se entrava para as redacções, como estas se organizavam e funcionavam, qual o ambiente de trabalho e de relacionamento mútuo – num tempo em que as tipografias eram habitadas por operários de fato-macaco que trabalhavam com chumbo quente, a utilização da cor se generalizava, as novas tecnologias se chamavam máquina de escrever, fax, telex ou gravador, os jornalistas começavam a deixar de ter de ir de eléctrico para os serviços e nas redacções se usavam palavras que hoje soam estranhas e longínquas, como «linguados», «espeto», «passadores de prosa» e «repórteres informadores".
Será certamente um livro a ter (muito) em conta na (nem sempre muito simples) História do Jornalismo Português...

No comments: