Thursday, October 23, 2008

ARMAZÉM DAS ARTES INAUGURA DUAS NOVAS EXPOSIÇÕES EM ALCOBAÇA E AINDA DÁ (BOA) MÚSICA AOS SEUS VISITANTES

O Armazém das Artes (Rua Eng. Duarte Pacheco, 38 / Alcobaça) convida-nos (a todos!) a visitar as suas duas novas exposições Modelar o Espaço e Desenhos de António Soares, a inaugurar no próximo sábado, 25 de Outubro, às 17 horas.
MODELAR O ESPAÇO
Modelar o Espaço é um projecto da Associação Juvenil Pouco de Branco, em parceria com o Armazém das Artes, que envolve 7 artistas, expressamente convidados para executarem obras originais para esta exposição. Com este projecto pretende-se que a obra escultórica promova a redescoberta do lugar, ponha em evidência a estrutura arquitectónica do edifício e potencie a obra de arte/intervenção nas suas diversas valências. Os artistas convidados são Alberto Carneiro, Álvaro Carneiro, Carlos Barreira, Francisco Tropa, Isabel Garcia, Sara Matos e Virgínia Fróis. Projecto comissariado por José Aurélio.
DESENHOS DE ANTÓNIO SOARES
António Soares é um artista de Alcobaça que, tendo sido um quadro superior de algumas empresas da zona, sempre dedicou parte do seu tempo à execução de desenhos surpreendentes, não só pela grande riqueza plástica que ostentam mas também pela relevância que apresenta a escolha dos seus suportes, presidida por um apurado sentido crítico, que leva a uma selecção meticulosa dos recortes de jornais e revistas sobre os quais o autor decide intervir.
CONCERTO PELO SEPTETO DO HOT CLUBE DE PORTUGAL
Pelas 18 horas, o Armazém das Artes receberá o Septeto do Hot Clube de Portugal, num concerto de jazz destinado a celebrar este dia. O Septeto do Hot Clube de Portugal foi criado em 2001 e é composto por docentes da Escola de Jazz Luíz Villas-Boas, todos eles músicos de créditos firmados no panorama do jazz português. Este grupo pretende ir ao encontro de um dos objectivos do Hot Clube, tal como foi idealizado pelo seu fundador: a divulgação do Jazz, tendo já actuado um pouco por todo o país (AngraJazz, Fozjazz, Hot Clube, Teatro Municipal da Madeira, Luanda, Festival Jazz Valado, etc. ). Esta formação assume-se como grupo de repertório, que abrange obras de compositores importantes desde os anos 1920, como Louis Armstrong, ao jazz neo bop mais recente, com orquestrações associadas ao lendário agrupamento de Art Blakey, a Wayne Shorter ou a Thad Jones. Em 2008, ano em que o Hot Clube comemora os seus 60 anos de existência, o Septeto apresenta um repertório original de Bruno Santos (também director musical do septeto), influenciado por Wayne Shorter, Joe Henderson, Herbie Hancock, Dave Douglas, entre outros, que funde as correntes jazzísticas mainstream às novas tendências. O Septeto do Hot Clube de Portugal tem direcção musical de Bruno Santos, sendo composto por Pedro Moreira (saxofone tenor), João Moreira (trompete), Luís Cunha (trombone), Bruno Santos (guitarra), Rodrigo Gonçalves (piano), Miguel Amado (baixo) e Carlos Miguel (bateria). Curiosamente, o primeiro concerto de jazz de que há memória em Alcobaça realizou-se no mítico Bar Ben, no final da década de 1980, tendo registado a participação de um outro agrupamento oriundo do Hot Clube, um Quinteto de Professores (André Sousa Machado, Zeca Neves, Sérgio Pelágio, Jorge Reis, Tomás Pimentel...) da estimada casa! É de ir! Valerá certamente a pena!

No comments: