Monday, October 20, 2008

V SEMINÁRIO DO PATRIMÓNIO DO OESTE VAI REALIZAR-SE EM ALCOBAÇA

A Diversidade e Riqueza do Património da Região Oeste Enquanto Factor de Desenvolvimento da Região vai sei a temática em discussão no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça durante o V Seminário do Património do Oeste, a decorrer de 24 a 25 de Outubro. Uma organização conjunta dos Municípios de Alcobaça, Arruda dos Vinhos, Caldas da Rainha e da Associação Leader Oeste. Serão desenvolvidos cinco painéis temáticos nomeadamente: Património - Factor de Desenvolvimento; Os Centros Históricos e o Património Arquitectónico; Estratégias de Valorização do Património: Conceitos e Tipologias - apresentação de casos"; "O Património aliado do Turismo Cultural e O Património Natural na Região da Diversidade, que contarão com oradores com obra importante no campo do Património. Depois dos Municípios do Bombarral (1995), Sobral de Monte Agraço (1997), Cadaval (2004) e Arruda dos Vinhos (2006), é a vez do Município de Alcobaça promover o debate de ideias sobre a identidade patrimonial do Oeste constitui um desafio numa região que tem sido palco de constantes transformações. Os objectivos estão apresentados e centram-se na sensibilização de questões sobre o Património enquanto factor de desenvolvimento para a Região Oeste e para todo o País; na difusão de informação sobre o Património e formulação de estratégias para a sua requalificação, conservação e valorização, e ainda a apresentação de projectos inovadores neste campo aliados à Cultura e ao Turismo.
Destinatários do evento:
Pessoas, Instituições e Associações ligadas ao estudo, preservação e divulgação do Património nas suas mais diversas vertentes:
Estudantes do ensino secundário, politécnico e universitário;
Representantes de Universidades, Escolas Politécnicas e Secundárias, Centros de Investigação e Associações;
Responsáveis e Agentes da Administração Pública, local e regional;
Público em geral.
Durante o seminário, a Câmara Municipal de Alcobaça oferece aos participantes, no dia 24, pelas 21h30, na Nave Central do Mosteiro, o concerto Ciclo Mário Marques – Saxofone & Coro Misto. Para que todos possam conhecer em pormenor o monumento Património da Humanidade e Maravilha de Portugal, a autarquia programou para a tarde do dia 25, pelas 14h30, uma visita guiada ao Mosteiro, da responsabilidade da Directora do Mosteiro, Cecília Gil.
As inscrições podem ser efectuadas até ao dia 22 de Outubro no site oficial do seminário ou através do email: info@patrimoniodooeste.net
Toda a informação em : http://patrimoniodooeste.net/2008
A entrada é livre e muito aconselhável!

No comments: